segunda-feira, 10 de agosto de 2009

BICHON FRISE


Embora seja considerada uma raça de origem francesa, ele teve a sua origem nas ilhas canárias, de onde foi levado à Europa por viajantes italianos durante o século XIV, quando havia então quatro variedades – O Maltais, o Bolonais, o Havanais e o Tenerife -, mas a revolução francesa não veria apenas o declínio da aristocracia, mas também a obscuridade do pequeno cão que havia sido favorecido por ela. O Bichon Frise trocou então a vida deouro dos palácios e castelos pelo brilho das lantejoulas do mundo circense, e , assim como o Poodle ele foi facilmente treinado e empregado apenas como mais um cão de circo.
Possui a cabeça em harmonia com o corpo, o crânio um tanto chato mais longo que o focinho, bochechas chatas e lábios finos. Os olhos relativamente grandes e arredondados, de cor escura, o branco do olho não deve ser visível quando o cão olhar pra frente. Orelhas delicadas, estreitas, pendentes, farta em pelos finamente crespos e longos.
Seu corpo é ligeiramente alongado, pescoço bastante longo mantido alto e orgulhosamente, peito profundo e bem desenvolvido, lombo largo, musculoso e levemente arqueado, garupa ligeiramente arredondada. Os membros são musculosos com coxas largas e bem arredondadas ossatura forte e as unhas de preferência preta. A cauda tem inserção baixa geralmente portada de maneira graciosamente recurvada sem se apresentar enrolada no dorso.
Pelos de 7 a 10 cm de comprimento, fino, sedoso, em forma de saca-rolhas. Muito solto, assemelhando-se à pelugem de cabra da Mongólia, nem chata nem em forma de cordão, é branca pura, mas pode haver um pigmento escuro por baixo da pelagem.
Robusto, vivo e exuberante, muito alegre, este cão é dotado de um forte temperamento. Dotado de uma grande faculdade de adaptação, sensível e meigo é um grande companheiro, deverá ser educado com firmeza.
Vive bem em apartamentos, mas não suporta a solidão e ele precisa de longos passeios diários, deve ser escovado diariamente, necessita de banho mensal e toalete a cada 3 meses, praticamente não perde pelos, é muito limpo, mas necessita de vigia nos olhos e orelhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário