quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

RESPONSABILIDADE TÉCNICA

Em 15 de outubro de 1993, o Conselho Regional de Medicina Veterinária – MG, lançou através da resolução N° 205, o Manual de Orientação para as Atividades de Responsabilidade Técnica, que fio atualizado pela resolução N° 310 / 2002, a fim de torná-lo um instrumento balizador exercício profissional do Médico Veterinário e do Zootecnista.
Quem é o Responsável Técnico?
O responsável técnico (RT) é o profissional que deverá ter autoridade e competência para capacitação de pessoal, elaborar o manual de boas praticas de fabricação e manipulação, responsabilizar-se por toda provação ou rejeição de matérias primas, insumos, produtos semi-acabados, procedimentos, metodologias, equipamentos; supervisão dos princípios e/ou metodologias que constam no manual.
Sendo assim, o Responsável Técnico, é o profissional cuja missão é referendar ao consumidor a qualidade do produto final ou do serviço prestado, de modo que responde civil e penalmente por eventuais danos que possam ocorrer ao consumidor decorrentes de sua conduta profissional, uma vez caracterizada a sua culpa, seja por negligência, imprudência, imperícia ou omissão.
Deve o profissional, portanto, assegurar-se de que o estabelecimento com o qual assumirá ou assumiu a responsabilidade técnica, encontra-se efetiva e legalmente habilitado ao desempenho de suas atividades e que só podem funcionar sob a responsabilidade de um técnico legalmente habilitado e regularmente escrito no órgão fiscalizador de sua profissão, neste caso o Regional de Medicina Veterinária (CRMV-MG).
Em última análise o responsável técnico é uma espécie de tutor, um fiscal do consumidor, e a sua principal função é orientar preventivamente e treinar, com competência técnica, funcionários e empreendedores.
Segue abaixo, uma relação de estabelecimentos que necessitam de Responsável Técnico para desempenharem as suas funções:
1 – INDÚSTRIA DE CARNE – Estabelecimentos (matadouros e frigoríficos; fábricas de conserva e/ou embutidos; entrepostos de carne e derivados;indústria de subprodutos derivados) que abatam, industrializam, manipulam, armazenam, beneficiam e embalam produtos ou derivados da carne (bovina, suína, avícola e aquícola).
2 – INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS – Estabelecimentos que industrializam, manipulam, beneficiam, embalam e armazenam produtos ou derivados do leite.
3 – INDÚSTRIA FARMACÊUTICA DE PRODUTOS DE USO VETERINÁRIO – estabelecimentos que industrializam produtos de uso veterinário
4 – ESTABELECIMENTOS QUE PRODUZEM ALIMENTOS PARA ANIMAIS – Estabelecimentos que manipulam ingredientes para a produção de alimentos e suplementos alimentares para animais.
5 - CASAS AGROPECUÁRIAS, PET SHOPS E OUTROS Estabelecimentos que comercializam e/ ou distribuem produtos de uso veterinário, ra-ções, sais minerais e animais.
6 – SUPERMERCADOS E SIMILARES – Estabelecimentos que comercializam, manipulam, embalam ou armazenam produtos de origem animal, e seus derivados e/ou comercializam produtos de uso veterinário.
7 – EXPOSIÇÕES, FEIRAS, LEILÕES E OUTROS EVENTOS PECUÁ-RIOS.
8 – PRODUÇÃO ANIMAL - Estabelecimento que cria animais (bovinos, eqüídeos, ovinos, caprinos e bubalinos).
9 – ZOOLÓGICOS, PARQUES NACIONAIS, CRIATÓRIOS DE ANIMAIS SILEVSTRES.
10 – EMPRESAS CONTROLADORAS DE PRAGAS URBANAS
11 – AQUICULTURA – estabelecimentos que produzem animais aquáticos (peixes ornamentais, peixes para consumo, rã e camarão) e pelos estabelecimentos de pesque e pague.
12 - APICULTURA – Empreendimentos que produzem, manipulam, beneficiam e distribuem produtos derivados de apicultura.
13 – AVICULTURA - Empreendimentos avícolas que ovos e frangos de corte, incubatórios avícolas, e estabelecimentos avícolas destinados à recepção, higienização e embalagem de ovos.
14 – SUINOCULTURA – Empreendimentos suinícolas que produzem matrizes, reprodutores, leitões e cevados para o abate.
15 – ESTRUTICULTURA – Criadouros de avestruz de ciclo completo ou parcial e incubatórios.
16 – SERICULTURA – Estabelecimentos que se dedicam à produção e ao comercio de ovos, larvas e casulos do bicho da seda.
17 – ESTABELECIMENTOS DE MULTIPLICAÇÃO ANIMAL - estabelecimentos produtor de sêmem, embriões, produtos de botijões criobiológicos para sêmem e embriões.

9 comentários:

  1. Bom dia!
    Não sei se me pode tirar esta dúvida...
    Adoptei um cão de 3 meses no canil, dei desparasitante e agora tem diarreia com expulsão de parasitas nas fezes já há 4 dias. É normal? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal, os parasitas saem pois o medicamento está fazendo efeito. Pode durar até uma semana

      Excluir
  2. Olá Dr.,

    Me chamo Juliana e há 5 meses adotei 2 vira-latas de rua ... são lindos, brincalhões etc ..
    De vez enquando aparecia um outro vira-lata na minha casa que comia e bebia água e depois ia embora ... mas sempre com olhar triste e eu morria de pena ... mas ele brincava com os outros 2 ...
    O negócio é o seguinte: Há cerca de 2 semanas ele apareceu e estava com cinomose .. não sei se ja teve e só agora as sequelas se manifestaram ... bem só sei que to morrendo de medo da Pretinha e do Branquinho pegarem ... muito medo ... como lá é minha casa de praia não consigo controlar a entrada desse cão no meu quintal pois há brecha no portão (vou resolver isso amanhã)

    TO MORRENDO DE MEDO SERÁ QUE ELES PEGARAM? VC PODERIA ME AJUDAR?
    O QUE DEVO FAZER PARA QUE ESSE VIRUS NÃO SE MANIFESTE NOS MEUS CÃES?

    Falei com veterinários e dizem para aguardar.

    MAS EU ACHO QUE JÁ POSSO IR FAZENDO ALGUMA COISA ... sei lá ... um hemograma ou aquele exame de pesquisa para saber se eles estão infectados ou não ... pois em caso de dar negativo vou vacina-los imediatamente.

    O QUE VOCÊ ACHA?

    QUANDO PODEREI VACINA-LOS?

    SERÁ QUE POSSO IR DANDO ALGUMA VITAMINA OU REMÉDIO PARA AUMENTAR IMUNIDADE MESMO SEM SABER SE ESTÃO OU NÃO INFECTADOS?

    Dr. meu cocker spaniel foi sacrificado dia 4 de janeiro 2010 no maior sofrimento ...já não andava, não comia e cheio de insuficiências (cardiaca, renal etc ...) desde dezembro estava mto mal ... NÃO QUERO VER MEUS VIRA LATAS SOFREREM ACHO QUE NÃO EU NÃO AGUENTARIA ... PQ SOU LOUCA POR ELES ...

    SEI QUE VOCÊ NÃO TEM NADA HAVER COM ISSO ... mas acredito que você possa me dar uma luz, já que o veternário disse para eu aguardar ... mas eu quero tentar evitar que o virus se manifeste .. dando vitaminas sei lá ...

    Hoje liguei para uma dona de uma Ong que cuida de mais de 150 cachorrinhos e ela me disse que eu poderia dar AZITROMICINA Por 3 dias.

    Já li também que posso dar o tal soro CINOGLOBULIM vc acha que posso dar mesmo sem saber se estão ou não contaminados?

    Gastei um dinheiro, mesmo sem poder, comprando esse soro, bezetacil e uns remedinhos para esse cão donte que apareceu e chamei um veterinário para aplicar.

    ESTOU FICANDO LOUCA ... AMANHÃ VOU BEM CEDO PARA LÁ DESINFETAR TODA A CASA E TACAR FOGO PELO QUINTAL , CONSERTAR O PORTÃO E ORAR MUITOOOO PARA QUE MEUS CÃES NÃO PEGUEM ESSA COISA.

    Desculpe te incomodar com isso, você deve ser uma pessoa ultra ocupada, mas acredito na sua bondade e experiência e que vai me dizer o que eu realmente devo fazer antes mesmo que a doença se manifeste .. ou em caso de haver qualquer sintoma o que devo fazer?

    Serei E T E R N A M E N T E grata !

    Aguardo sua resposta ...

    Durante a semana irei na Lan House, pois lá não pega internet, para ver se você me respondeu, estarei anciosa.

    Muito Muito Muito Obrigada.

    Meu email: juliana_villasboas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. ei Doutor!!!!!!!!!!!!! adorei este blog viu Robertão, uma mão na roda!!!! muito boa mesmo esta sua ideia! bom passei aqui só para marcar uma presencinha, e.... para te indicar este vídeo lá no youtube, olha que gatinho mais lindo! o endereço : http://www.youtube.com/watch?v=0Bmhjf0rKe8

    ResponderExcluir
  4. Poderia me orientar quais as obrigações e atividades de um médico veterinário responsável técnico de um pet-shop e clínica veterinária? O que ele deverá cuidar (rações, medicamentos, banho & tosa, consultório, espaço físico, higiêne...) Existe algum guia?
    De antemão agradeço sua atenção e ajuda.

    ResponderExcluir
  5. JULIANA
    se vc está com alguma dúvida, o uso do soro hiperimune pode ser uma grande ajuda no seu caso.
    convem realmente afastar esse animal do convívio com os seus e realizar a vacinação desses adotados.

    ResponderExcluir
  6. eu quero tirar uma duvida minha cachorra está correndo um liquido amarelado da vagina dela e ela está lambendo o q eu faço
    há tratamento ela não quer comer por causa disso , por favor me ajude dr. Roberto

    ResponderExcluir
  7. Tenho uma gata de 14 anos, 3 dias atras vomitou amarelo e depois disso, começou a recusar a ração seca(Jazz para gatos). Atualmente, Está comendo somente frango desfiado c cenoura ralada.
    Ela sente fome, se oferecer outro alimento( EX:carne ), ela come e vomita novamente o alimento e o líquido amarelo.
    Levei ao veterinário e ele disse q nao era p suspender a ração atual(Jazz), é p misturá la c o frango e insistir ate q ela coma, pois a ração tem os nutrientes q ela precisa comer.
    Só q ela come somente o frango c cenoura( e nao vomita). Mandou q tomasse remédio de verme. Assim eu fiz.
    Percebi q ela sente fome, mas nao comer a ração seca de sempre.
    Não sei o q fazer, se troco de ração... se levo em outro veterinário. Por favor me dê uma orientaçao.Grata.

    ResponderExcluir
  8. Dr. Banho e tosa pode ter como responsável técnico um zootecnista no lugar de um veterinário?

    ResponderExcluir