domingo, 3 de maio de 2009

PASTOR ALEMÃO


Uma das raças mais admiradas em todo o mundo, o Pastor Alemão surgiu pela primeira vez, em uma exposição de Hanover, em 1892, após anos de seleção metódica, comandada pelo capitão Von Stephanitz, a partir de cães pastores alemães do Centro e do Sul da Alemanha, tendo sido praticado também um cruzamento com o Pastor escocês, com a intenção de criar um cão de utilidade altamente qualificado, tornando o clube de raça criado em 1899 o clube de raça mais importante do mundo.
Durante a Primeira Guerra Mundial, ele mostrou logo seus talentos: detecção de ases de combate, sentinela e auxilio na prestação de socorro. O Pastor Alemão se tornou o arquétipo do cão de utilidade, e também graças a sua estética e grande adaptabilidade, o número 1 na cinofilia mundial.
Temperamento moderado, bem equilibrado, autoconfiante, vigilante, dócil e corajoso, necessita de uma educação rígida para a formação de seu caráter e comportamento, é obediente e perfeitamente fiel, possui um dos melhores faros e é dotado de grande capacidade de aprender por gostar muito de obedecer.
Cão esportivo que necessita de espaço, mas se adapta bem na cidade ou em apartamentos, desde que possa se beneficiar de passeios diários, os machos têm um tamanho médio entre 60 e 65 cm de altura e pesam entre 30 e 40 kg e as fêmeas chegam entre 55 a 60 cm de altura, pesando entre 22 e 32 kg. Quando em uma ninhada, não escolher o filhote que demonstrar medo ou excitação, pois o mesmo pode se tornar agressivo na idade adulta.
Possui orelhas pontiagudas, de tamanho médio, firmes e voltadas para frente, corpo ligeiramente mais comprido que alto, ossatura seca, pescoço robusto, membros anteriores retos paralelos e secos, posteriores ligeiramente inclinados para trás com garupa longa ligeiramente oblíqua. Sua pelagem é preta com marcas marrons avermelhadas, marrons ou amarelas, até o cinza claro. Preta e cinza uniforme, sendo o cinza encarvoado (sombreado), manto e máscaras pretos, pequenas e discretas marcas brancas no antepeito são toleradas, o subpêlo é cinza suave. O pelo é curto na face, cabeça e membros, um pouco mais longo e farto no pescoço, pelo de cobertura denso, reto, áspero e bem assentado, sua causa é tufosa. O pelo muito longo é falha eliminatória em concursos.
É um animal muito utilizado para: pastoreio, resgate, guerra, defesa, guia para cegos, farejador. É uma companhia fiel e afetuosa.

5 comentários:

  1. Meu cachorro da raça Pedgree de pequeno porte tem 4 anos, está com uma micose? em ambas as orelhas,está com muito mal cheiro,no pavilhão auditivo, coça muito que ele até chora, ele não deixa passar remédio de jeito nenhum, é muito agressivo e nervoso, morde pra valer. Ele não pode nem ouvir agitar a embalagem do medicamento que encolhe nos cantos e não deixa pegar. Já colocamos focinheira e tentamos amarrar ele para aplicar o remédio em casa,não conseguimos. Acho que o jeito é aplicar anestesia geral ou sedativo para tratar os ouvidos dele, pois precisa limpar primeiro e em seguida aplicar o medicamento. Isso pode ser feito?
    Obrigado.
    Valmir Vidal
    Tel. 3251 6925

    ResponderExcluir
  2. A minha pastora a lema e dacor mel com um pouco de preto no rosto e sejama sude ela nao ta comendo ta muito pra baixo ela ce deita no chao parece muito mal nao cei o quepode cer ela come uma raçao chamada bravo a original a eu tenho umais duas cachoroas bom naverdade eu tinha duas pastoras mais a outra moreu esa a gente a qui en casa javiu na perna dela uma coisa que parecer bicheira a nosa outra pastora morreu porcalsa que tava muito velha e com bicheira,a eu tenho mais duas cachoras uma dalsh(liguicinha)e uma fila amarela preci de juda imedia ta nao quero perdela sou muito cencivel mortes ja perdi duas das minhas cachorras uma liguinsinha e uma pastora por vavor ce puder me ajudar me contate no me imeio vitoriacabrera@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. oi sou eu de novo nos aqui coseguimos le var aminha pastora a uma miga daminha mae que e veterinaia ela ja ezaminuou ela ta com otite

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma cachorra Pastor Alemão que saiu do cio 19/02/2010 e ela ficou 5 dias com o Pastor Alemão no final do quinto para o sexto dia ela ficou com um FILA e depois disso ela ficou mais 2 vezes com o Pastor Alemão.E ela criou dia 23/04. Tem como pegar cria dos dois cachorros?

    ResponderExcluir