segunda-feira, 4 de maio de 2009

Teckel – Dachshound


(Bassezinho)
A origem do teckel na Alemanha é misteriosa, a variedade de pelo curto é a mais antiga e resulta de um cruzamento do Bruno Du Jura com um Pinscher; dando origem depois às variedades de pelo longo (estabelecido no século XVII) e pelo duro (estabelecido no final do século XIX; com sua origem envolvendo o Teckel de pelo curto, o Schnauzer, o Dandie Din-mont Terrier e talvez o Terrier Escocês). Seu primeiro padrão foi redigido em 1879, e após a criação do Deutscher Kennel Club em 1888, foi criado o padrão atual em 1925.
Possui a cabeça fina, alongada, continuando a afinar até o focinho que é estreito, o crâ-nio é um pouco volumoso, mandíbulas desenvolvidas e lábios apertados. Seus olhos de ta-manho médio, ovais, vão do castanho avermelhado ao castanho preto, olhos gázeos são tole-rados nos cinzas e alerquim. Orelhas de inserção alta, planas, arredondadas nas pontas com as bordas anteriores apoiadas nas bochechas.
O corpo é longo, pescoço musculoso, seco e sem barbela, tórax alto e largo, costelas com tendências para serem lisas, lombo curto, largo e firme, ligeiramente arqueado, garupa longa, arredondada e compacta, muito pouco inclinada para a raiz da cauda e ventre bem retraído. Membros curtos e musculosos, patas largas e redondas, ligeiramente viradas para o exterior das patas dianteiras, dedos arqueados, bem apertados. Cauda ligeiramente arqueada, não portada alegremente.
Pêlo curto: denso, acamado com pelagem unicolor fulvo, amarelo fulvo ou amarela, pura ou mosqueada de pêlos pretos, bicolor preto-castenho, cinza com extremidades brancas, cor de fogo com marcas sobre os olhos, peito, parte superior dos membros – arlequim, base em castanho claro,cinza claro, branco com manchas irregulares castanho escuro, amarelo, amarelo-fulvo ou preto; Pêlo duro: espesso com subpêlo, bigode, sobrancelhas tufadas e pêlo quase raso nas orelhas com todas as cores admitidas na pelagem; Pêlo longo: macio, aca-mado, ligeiramente ondulado, mais longo sob a garganta e sob o tronco, nas orelhas, na parte superior dos membros e na base da cauda com pelagem nos mesmo padrões de pêlo duro.
Peso entre 6,5 kg e 9 kg (ideal em 7 kg) com altura entre 30 e 35 cm.
Robusto, corajoso e resistente, sempre apresenta bom temperamento, independente, morde facilmente, lutador e dominante em relação a outros cães, é ladrador e, portanto bom cão de guarda e aviso, é afetuoso, alegre, mas possessivo e muitas vezes ciumento, deve receber desde cedo educação firme, mas com doçura. Adapta-se bem à cidade, mas necessi-ta de exercício para seu equilíbrio.
Muito utilizado para guarda, caça e companhia.

Um comentário:

  1. tenho uma teckel de 7 meses que normalmente é inqueita e meio que chata de tanto que more só que com esse calor há 3 dias ela está quieta, quase não come mas bebe bastante água e adora gelo... hoje a parte interna das orelhas estão avermelhadas e ela não se senta (com as patas traseiras dobradas) nem pula e está andando diferente será que pode ser cólica anunciando o primeiro cio? Ela parece estar febril (fucinho meio seco e quente).

    ResponderExcluir