segunda-feira, 1 de junho de 2009

Boxer


Boxer
Como todos os dogues, o boxer tem em seus antepassados os Molossos vindos do oriente, cães de combate e de defesa contra as feras. Entre esses molossos, foi do cruzamento entre um cão de caça, o Büllenbeisser germânico, (atualmente desaparecido) e um Bulldog inglês que nasceu em 1890 a raça Boxer como hoje conhecemos. Sua primeira exposição ocorreu em 1896, tendo sido fixado um padrão para a raça, por volta de 1906. Escolhido para guarda e companhia, tornou-se muito popular.
Possui a cabeça bem proporcionada, fina e quadrada, focinho mais largo e po-deroso possível, a mandíbula maior que a maxila provoca um leve prognatismo. Olhos de tamanho médio são de cor marrom escuro. As orelhas têm inserção alta, cortadas em ponta, portadas verticalmente.
Seu corpo é “quadrado” com pescoço redondo e poderoso, antepeito largo e profundo com peito alto, dorso reto e lombo curto, ambos musculosos, possui garupa levemente inclinada. Membros robustos e retos, ossatura poderosa, patas pequenas e redondas.
Cauda de inserção alta, amputada curta e portada ereta. Pêlo raso, duro, bri-lhante e serrado, possui coloração fulva ou rajada. As tonalidades do fulvo vão desde o amarelo claro até o vermelho cervo escuro, porém prefere-se o fulvo avermelhado, com máscara preta. A variação rajada apresente listras escuras ou pretas sobre um fundo fulvo. Marcas brancas são admitidas.
Os machos alcançam de 57 a 64 cm, as fêmeas de 53 a 60 cm de altura, ambos com peso entre 25 e 30 kg.
Dinâmico, impetuoso, dominador tem um temperamento franco. Deve ser equilibrado, calmo e sociável, grande ligação e fidelidade para com os donos e suas famílias, vigilante, sempre desconfiado na presença de estranhos, demonstra uma coragem indefectível como defensor e guardião. Deverá ser educado muito cedo.
Adapta-se muito bem à vida de apartamento, mas necessita de exercício. Não necessita de grandes cuidados com pelos por serem muito curtos.
Muito utilizado em guarda, defesa, utilidade (policial guia para cegos), cão de companhia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário