quinta-feira, 4 de junho de 2009

Tártaro em pequenos animais.

Você provavelmente já se perguntou por que o seu cão ou gato, em al-gum momento da vida apresenta um odor desagradável na boca, o famoso “BAFO”, basta observar e verá que ele apresenta uma placa de material macio amarelado-esbranquiçado nos dentes.
Para a formação desta placa é necessário que seja formada no dente uma película constituída por glicoproteínas da saliva e é nessa película que irão se ligar bactérias gram-positivas nos primeiros dias de formação da placa, que pode ser retirada facilmente do dente. Quanto mais se demora na remoção dessa placa, mais ela vai acumulando bactérias e cálcio, presentes na própria saliva, e se tornará um calculo acinzentado, e com aspecto e odor desagradáveis, podendo evoluir para uma gengivite e até mesmo ocasionar a perda de dentes do seu animal de estimação.
A prevenção da placa pode ser realizada utilizando-se vários dispositivos de escovação destinados ao uso veterinário, como escovas de vários tama-nhos e modelos, dentifrícios de uso veterinário, compressas de gaze e outros materiais. Dentifrícios humanos não são recomendados, uma vez que podem causar irritação da mucosa gástrica quando ingeridos ou irritação e queimadu-ras tópicas provocadas pelo produto. Existem rações no mercado destinadas a prevenção da placa e do tártaro.
Quando já é evidente o aparecimento do cálculo (tártaro) o ideal é a re-moção do mesmo por um veterinário, uma vez que é necessário o uso de sedativos e até mesmo de anestesia geral para a remoção mecânica profissional da placa. Uma consulta com exame preliminar é necessária para que se observe o real comprometimento da arcada dentária. Alguns dentes afetados podem se encontrar com mobilidade avançada, e nesses casos é recomendado a extração do dente afetado.
Vale à pena lembrar que terapias antibióticas e antiinflamatórias não de-vem ser usadas para “tratar” a placa ou o tártaro, pois não surtirão efeito, a re-moção é o procedimento mais indicado para livrar o seu bichinho do famoso “bafo de onça”, deixando-o com uma boca muito mais saudável.
Se você desconfia que o seu animalzinho tenha tártaro, procure o médico veterinário para uma consulta e uma remoção!

Um comentário:

  1. Olá! Preciso retirar o tártaro de minhas cachorrinhas. Tenho uma Lhasa Apso e uma Spitz Alemã; acontece que morro de medo da anestesia. Minha preocupação tem fundamento? Minha spitz foi operada de piometra e na anestesia, me relatou o veterinário teve um pouco de problemas. Ela teve piometra sem ter tido nenhum sintoma aparente e isso a debilitou antes de se saber o diagnóstico, pelo ultrasson. Com isso meu medo aumentou. Poderia me tranquilizar e como devo agir para que o procedimento seja cercado de maiores cuidados?
    Desde já agradeço a atenção e fico aguardando retorno.
    Lucila
    Se for possívela resposta por e-mail... lucila_lizkryka@hotmail.com

    ResponderExcluir