segunda-feira, 6 de julho de 2009

DALMATA


Acredita-se que o Dálmata tem sua origem provavelmente na região mediterrânea, mais precisamente na Dalmácia ou de ter sido largamente utilizado nesta região durante a guerra dos Balcãs, de onde provem o seu nome. Teria se originado do Braco de Bengala (hoje desaparecido) em cruzamentos com o Bull-Terrier e o Pointer. No século XVII foram encon-trados traços de sua presença na Itália, onde estava em voga no Vaticano. Já no século XVIII, na Inglaterra, se torna um cão de luxo, acompanhando carruagens e tendo adiquiridoo nome de “cão de coche”. Tornou-se mascote do corpo de bombeiros nos EUA, onde o desenho “Os 101 Dálmatas” (1961), de Walt Disney, o ajudou em popularidade.
Possui a cabeça longa, crânio plano, focinho longo, possante e não afilado, mandíbulas possantes, lábios ajustados e não flutuantes. Seus olhos são de tamanho médio, afastados, redondos, escuros nos cães com manchas castanhas, médio a âmbar nos com manchas fí-gado. As orelhas são inseridas no alto, de tamanho médio e portadas contras a cabeça, com textura fina, magras e com manchas numulares.
Seu corpo se inscreve num quadrado, o pescoço é de comprimento moderado, muito harmonioso e sem barbela, peito alto e amplo, costelas arqueadas, dorso reto e possante, lombo bem musculoso e ligeiramente aumentado. Membros musculosos de ossatura sólida patas redondas e firmes, com almofadas plantares duras.
Seu pelo é curto, duro, denso e liso e sua pelagem possui cor de fundo branca com manchas pretas ou em marrom-fígado, as manchas não devem se confundir, mas devem ser redondas, de desenho nítido, bem espalhadas, com um diâmetro de 2 a 3 cm. As manchas da cabeça, cauda e extremidades devem ser de tamanho menor. A cauda forte na inserção vai diminuindo gradualmente para a extremidade, portada com uma ligeira curva para cima, mas nunca enrolada.
Os machos tem uma altura entre 56 e 61 cm, pesando cerca de 27 kg e as fêmeas, 54 a 59 cm, pesando cerca de 24 kg.
Robusto, resistente e esportivo, este cão foi utilizado inicialmente para tiro e a-companhante de carruagens. Calmo, dócil, afetuoso, muito meigo com as crianças, é um companheiro agradável, pouco ladrador, sem ser agressivo, é um pouco distante com estranhos e mostra ser um bom guarda.
Adapta-se ao apartamento se puder gastar sua energia suficientemente, a esco-vação é regular. Vale ressaltar que os filhotes nascem completamente brancos, as manchas só aparecem progressivamente e só se definem com um ano de idade.
Muito utilizado como cão de companhia, guia para cegos e cão de guarda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário