segunda-feira, 6 de julho de 2009

CHOW CHOW


Na China, onde é muito popular há mais de 2000 anos, tem o nome de Choo (cão de caça). Os Hunos, os Mongóis, os Tártaros o utilizavam na guerra, na tração, na caça e na tração. Por muitas vezes era comido (chow = alimento) e o seu pelo ser-via de vestuário. Na Europa, seu aparecimento data de 1865, ano em que a rainha Vitória, da Inglaterra recebeu um magnífico exemplar. Uma criação sistemática foi iniciada neste pais no ano de 1887, especialmente para o tornar mais sociável, a raça foi reconhecida pelo Kennel Club em 1894, tornou-se um cão de companhia de luxo.
Possui uma cabeça volumosa, crânio achatado e largo, focinho largo, a língua, o palato e os lábios são de cor Violeta escura, as gengivas pretas. Seus olhos são amendoados, pequenos, escuros; nos azuis e amarelos se permite uma coloração da cor do pelo. As orelhas pequenas, espessas, bem afastadas, retas, rígidas, voltadas para frente, dando ao cão sua expressão característica, o “Scowl” ( ar enfatizado devido à expressão franzida). O corpo é bem proporcionado, pescoço forte, cheio; peito largo, bem descido, costelas arqueadas, dorso curto, horizontal, forte, lombo curto e possante; seus membros são musculosos, de boa ossatura, ausência de angulações dos membros posteriores, o que explica sua maneira de andar, patas pequenas e redondas. A cauda de inserção alta é mantida bem sobre o dorso. Pêlo: longo – muito abundante, denso, reto, separado, rude. Especialmente espesso em volta do pescoço (colar ou juba) e na parte de trás das coxas; curto - abundante, denso, reto, com textura de pelúcia. A pelagem é unicolor preta, vermelha, azul, creme, braça ou amarela, freqüentemente matizada, mas sem manchas ou pluricolor, a parte inferior da cauda e a região posterior das coxas são mais claras. Altura entre 48 e 56 cm para os machos pesando de 20 a 25 kg e entre 46 e 51 cm para as fêmeas, pesando de 18 a 20.
Robusto, corajoso independente e calmo, mostra ter grande personalidade e suscetibilidade, muito ligado ao proprietário embora pouco demonstre, muito descon-fiado com estranhos, é um bom guarda, tumultuoso com outros cães, sua educação firme, mas com suavidade e paciência deve ser iniciada bem cedo. Adapta-se bem a cidade desde que possa fazer grandes caminhadas diárias, escovação e penteação diárias necessárias. Detesta estar preso e não gosta do calor.
Muito utilizado para guarda, caça, tração companhia e pastoreio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário