quinta-feira, 23 de julho de 2009

Cocker Spaniel Inglês



Ele provém do Spaniel da idade média na Grã-Bretanha desde o século XIV, em meados de 1600, muitos tipos de spainels eram utilizados como cães de aponte na Europa ocidental. Por volta do século XVIII, ele esta especializado para a caça à galinhola, raça muito popular (a mais difundida dos spainels), é considerada hoje um modelo de cão de companhia.
Cão muito ativo, brincalhão, inteligente, vivo, considerado grande caçador de caça de pelos e penas em terrenos difíceis, pode ser bastante voluntarioso. Dotado de grande faro, sua busca é agitada e após apontar a caça a perseguia.
Sua cabeça e seu focinho têm o mesmo tamanho com um stop definido entre eles, ossos malares pouco proeminentes e narinas bem desenvolvidas, possui olhos grandes, marrom-escuro ou avelã em harmonia com a pelagem, orelhas longas, de inserção baixa niveladas na altura dos olhos e coberta por pelos lisos e sedosos.
Corpo cheio, inscrito em um quadrado. Pescoço de comprimento moderado, musculoso sem papada, o peito é bem desenvolvido, costelas bem arqueadas, lombo curto e largo. Possui membros curtos, de boa ossatura, patas redondas e firmes ( patas de gato) almofadas plantares espessas, as unhas geralmente combinam com a pelagem. A causa é fixada baixa, mantida horizontalmente e nunca levantada, amputada, o remexer contínuo da extremidade da cauda é uma das características do cão em ação.
De pelo chato e sedoso, nunca do tipo arame nem ondulado, franjas nos membros e sobre o corpo, possui cores variadas, mas nos unicolores o branco só é admitido no peito. Uma escovação regular se faz necessária, assim como a tosa higiênica entre os dedos e nas orelhas. É recomendável que se faça a tosa duas a três vezes ao ano.
Os machos medem entre 39 e 41cm e as fêmeas entre 38 e 39cm, ambos têm peso entre 12 e 14,5kg.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu como criador da raça gostaria de parabenizar o meu amigo medico veterinário Dr. Roberto Augusto pelo belíssimo artigo publicado a respeito da raça do COCKER SPANIEL, sou criador da raça e adoro o meu cocker. Gostaria de dizer para o Dr. Roberto Augusto que este artigo foi de grande valia pra que nos criadores possamos conhecer mais o nosso animal. um forte abraço do amigo
    LÉO CHAVES -JORNAL PANORAMA
    e-mail:leochavesbrazil@bol.com.br

    ResponderExcluir