segunda-feira, 13 de julho de 2009

Rottweiler




Existe uma divisão sobre a descendência deste típico alemão: do boieiro Bávaro ou dos Molossos introduzidos na Alemanha por ocasião das invasões romanas, o certo é que, já na Idade Média, na cidade de Rottweil, em Würtemberg este cão poderoso e corajoso guardava os rebanhos e defendia os vendedores de gados contra bandidos sendo assim chamado de boiadeiro alemão;a grande corporação dos açougueiros o adotou, fazendo então surgir a alcunha de “cão de açougueiro de Rottweil”.O primeiro clube da raça surgiu em 1907 e em 1910 foi inserido oficialmente na força policial alemã. Durante a primeira guerra mundial, foi amplamente utilizado pelo exercito alemão, mas só foi reconhecido definitivamente em 1966, tendo reputação mundial alcançada a partir de 1970.
Possui cabeça forte, maxilares poderosos, lábios pretos e ajustados; seus olhos são amendoados e de uma cor marrom escura; orelhas inseridas no alto da cabeça, afastadas, pendulares e voltadas para frente; seu corpo atarracado possui um pesco-ço poderoso, peito espaçoso, costelas arqueadas, garupa larga e ligeiramente arre-dondada; suas patas são redondas, com dígitos bem fechados e arqueados, finali-zando membros fortes e musculosos; sua cauda é amputada, com no máximo duas vértebras; pelo médio, áspero ao tato liso e cerrado, de uma tonalidade preta com marcas fogo bem delimitadas nas bochechas, focinho, acima dos olhos, face interna do pescoço, antepeito, membros e na base da cauda.
Robusto, resistente, equilibrado, tranqüilo, mas com um temperamento forte e um espírito dominador (especialmente os machos). Nunca late inutilmente, dedicado e muito afeiçoado ao seu dono, é muito paciente com as crianças. Guardião eficiente é capaz de ser agressivo com estranhos. Requer uma educação precoce e muito firme, mas sem brutalidade de modo a obter uma obediência impecável. Com um adestramento cruel e descontrolado, tornar-se-á uma arma temível.
Machos alcançam altura de 61 a 68 cm, pesando aproximadamente 50 kg, e fê-meas alcançam de 56 a 63 cm de altura pesando aproximadamente 42 kg.
Precisa de muito espaço e exercício, não suporta ficar fechado nem preso. Teme muito o calor. Muito utilizado para guarda, companhia, cão policial e do exército.

Nenhum comentário:

Postar um comentário