segunda-feira, 4 de maio de 2009

Teckel – Dachshound


(Bassezinho)
A origem do teckel na Alemanha é misteriosa, a variedade de pelo curto é a mais antiga e resulta de um cruzamento do Bruno Du Jura com um Pinscher; dando origem depois às variedades de pelo longo (estabelecido no século XVII) e pelo duro (estabelecido no final do século XIX; com sua origem envolvendo o Teckel de pelo curto, o Schnauzer, o Dandie Din-mont Terrier e talvez o Terrier Escocês). Seu primeiro padrão foi redigido em 1879, e após a criação do Deutscher Kennel Club em 1888, foi criado o padrão atual em 1925.
Possui a cabeça fina, alongada, continuando a afinar até o focinho que é estreito, o crâ-nio é um pouco volumoso, mandíbulas desenvolvidas e lábios apertados. Seus olhos de ta-manho médio, ovais, vão do castanho avermelhado ao castanho preto, olhos gázeos são tole-rados nos cinzas e alerquim. Orelhas de inserção alta, planas, arredondadas nas pontas com as bordas anteriores apoiadas nas bochechas.
O corpo é longo, pescoço musculoso, seco e sem barbela, tórax alto e largo, costelas com tendências para serem lisas, lombo curto, largo e firme, ligeiramente arqueado, garupa longa, arredondada e compacta, muito pouco inclinada para a raiz da cauda e ventre bem retraído. Membros curtos e musculosos, patas largas e redondas, ligeiramente viradas para o exterior das patas dianteiras, dedos arqueados, bem apertados. Cauda ligeiramente arqueada, não portada alegremente.
Pêlo curto: denso, acamado com pelagem unicolor fulvo, amarelo fulvo ou amarela, pura ou mosqueada de pêlos pretos, bicolor preto-castenho, cinza com extremidades brancas, cor de fogo com marcas sobre os olhos, peito, parte superior dos membros – arlequim, base em castanho claro,cinza claro, branco com manchas irregulares castanho escuro, amarelo, amarelo-fulvo ou preto; Pêlo duro: espesso com subpêlo, bigode, sobrancelhas tufadas e pêlo quase raso nas orelhas com todas as cores admitidas na pelagem; Pêlo longo: macio, aca-mado, ligeiramente ondulado, mais longo sob a garganta e sob o tronco, nas orelhas, na parte superior dos membros e na base da cauda com pelagem nos mesmo padrões de pêlo duro.
Peso entre 6,5 kg e 9 kg (ideal em 7 kg) com altura entre 30 e 35 cm.
Robusto, corajoso e resistente, sempre apresenta bom temperamento, independente, morde facilmente, lutador e dominante em relação a outros cães, é ladrador e, portanto bom cão de guarda e aviso, é afetuoso, alegre, mas possessivo e muitas vezes ciumento, deve receber desde cedo educação firme, mas com doçura. Adapta-se bem à cidade, mas necessi-ta de exercício para seu equilíbrio.
Muito utilizado para guarda, caça e companhia.

domingo, 3 de maio de 2009

PASTOR ALEMÃO


Uma das raças mais admiradas em todo o mundo, o Pastor Alemão surgiu pela primeira vez, em uma exposição de Hanover, em 1892, após anos de seleção metódica, comandada pelo capitão Von Stephanitz, a partir de cães pastores alemães do Centro e do Sul da Alemanha, tendo sido praticado também um cruzamento com o Pastor escocês, com a intenção de criar um cão de utilidade altamente qualificado, tornando o clube de raça criado em 1899 o clube de raça mais importante do mundo.
Durante a Primeira Guerra Mundial, ele mostrou logo seus talentos: detecção de ases de combate, sentinela e auxilio na prestação de socorro. O Pastor Alemão se tornou o arquétipo do cão de utilidade, e também graças a sua estética e grande adaptabilidade, o número 1 na cinofilia mundial.
Temperamento moderado, bem equilibrado, autoconfiante, vigilante, dócil e corajoso, necessita de uma educação rígida para a formação de seu caráter e comportamento, é obediente e perfeitamente fiel, possui um dos melhores faros e é dotado de grande capacidade de aprender por gostar muito de obedecer.
Cão esportivo que necessita de espaço, mas se adapta bem na cidade ou em apartamentos, desde que possa se beneficiar de passeios diários, os machos têm um tamanho médio entre 60 e 65 cm de altura e pesam entre 30 e 40 kg e as fêmeas chegam entre 55 a 60 cm de altura, pesando entre 22 e 32 kg. Quando em uma ninhada, não escolher o filhote que demonstrar medo ou excitação, pois o mesmo pode se tornar agressivo na idade adulta.
Possui orelhas pontiagudas, de tamanho médio, firmes e voltadas para frente, corpo ligeiramente mais comprido que alto, ossatura seca, pescoço robusto, membros anteriores retos paralelos e secos, posteriores ligeiramente inclinados para trás com garupa longa ligeiramente oblíqua. Sua pelagem é preta com marcas marrons avermelhadas, marrons ou amarelas, até o cinza claro. Preta e cinza uniforme, sendo o cinza encarvoado (sombreado), manto e máscaras pretos, pequenas e discretas marcas brancas no antepeito são toleradas, o subpêlo é cinza suave. O pelo é curto na face, cabeça e membros, um pouco mais longo e farto no pescoço, pelo de cobertura denso, reto, áspero e bem assentado, sua causa é tufosa. O pelo muito longo é falha eliminatória em concursos.
É um animal muito utilizado para: pastoreio, resgate, guerra, defesa, guia para cegos, farejador. É uma companhia fiel e afetuosa.