segunda-feira, 24 de maio de 2010

Parvovirose

A infecção por parvovírus, comumente denominada “parvo”, é uma doença que acomete o trato intestinal dos cães e causa vômito, diarréia, febre e capacidade diminuída de lutar contra a infecção. É especialmente grave nos filhotes. Doberman Pinschers e Rottweilers são mais suscetíveis e possuem sinais mais graves de parvo do que outras raças, mas filhotes de qualquer ração ou sem raça definida podem morrer desta doença.
É uma doença considerada nova nos cães, tendo sido identificada pela primeira vez no fim da década de 1970. Acredita-se que seja um vírus felino ou de outra espécie que se adaptou aos cães, uma vez que o vírus não existia antes dessa data. Em sua grande maioria, os casos de infecção são registrados em filhotes, uma vez que o vírus é tão contagioso e tão facilmente encontrado no ambiente que cães mais velhos podem se tornar imunes por contágio quando jovens.
Os sinais da doença aparecem de 4 a 14 dias após a infecção que geralmente resulta de exposição ao solo contaminado. Os sinais iniciais são depressão, perda de apetite e febre. O vômito e a diarréia com sangue desenvolvem-se em 1 ou 2 dias. Esses sinais progridem rapidamente para desidratação e morte nos animais gravemente acometidos. O vírus é forte q persiste no ambiente de 6 meses a 1 ano, é impossível eliminar o vírus do solo contaminado sem matar toda a vegetação.nas instalações internas deve-se realizar lavagem e enxágüe rigorosos, seguidos de aplicação de cloro. Não se deve ambientar outro animal ao local nesse período de sobrevida do vírus.
O tratamento para a parvovirose varia de acordo com a gravidade da infecção no animal acometido, aqueles com sintomas mais graves, necessitam de fluidoterapia (soro), pois são incapazes de ingerir fluidos e perdem grandes quantidades de líquido com vômito e diarréia. Além disso, o vírus destrói as células de revestimento do trato intestinal facilitando uma invasão das bactérias intestinais no corpo do animal (septicemia) e prejudica a medula óssea onde são produzidas as células de defesa.
A melhor prevenção contra a parvo é a vacinação dos filhotes. Nos casos em que a mãe não foi vacinada, é ideal uma vacinação a cada 3 semanas entre 45 e 120 dias de vida. Essa vacinação deve ser realizada em consultório veterinário, uma vez que a aplicação de vacinas em agropecuárias e pet shops NÃO é permitida pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais. O reforço anual é extremamente importante para o animal.

28 comentários:

  1. dr tinha uma cachorra pincher elaestava com o utero saindo pela vagina levei no veterinario para tirar o utero ele fez a cirurgia na hora que pequei ela nao notei nada quando cheguei em casa cade os pontos logo telefonei e perg cade os pontos ele me respondeu que fez a cirurgia por baixo sop retirou ooque estava saindo mas paguei para retirar o utero passou 7 meses a infecçao do utero piorou pois ele nao efetuou o procedimento correto ela faleceu o sr acha que ele efetuou o procedimento correto

    ResponderExcluir
  2. DR. MEU CACHORRINHO LABRADOR, COMPLETOU 3 MESES AGORA DIA 17 DE OUTUBRO, E TINHA TOMADO AS DUAS VACINAS , A TERCEIRA SERIA DIA 4 DE NOVEMBRO, E ELE ESTÁ INTERNADO HÁ 3 DIAS, POIS FOI DETECTADO A PAVORVIROSE, ESTOU DESESPERADA, POIS NO MOMENTO QUE ELE VOMITOU A PRIMEIRA VEZ, JÁ INTERNAMOS ELE, TANTO QUE QUANDO ELE CHEGOU SUPER BEM QUE NEM PARECIA ESTAR DOENTE, MESMO ASSIM DEIXAMOS INTERNADO TOMANDO SORO , ANTIBIOTICOS, AGORA ELE ESTA COM MAIS FREQUENCIA DE VOMITOS, E A DIARREIA DELE ESTAVA MUITO LIQUIDA E AGORA ESTA FICANDO PASTOSA, SEM PRESENÇA DE SANGUE ATÉ O MOMENTO.. QUERIA SABER SE MEU FILHOTE ELE TEM CHANCE DE VIDA, POIS TRATEI LOGO DE INÍCIO E ELE CONTINUA INTERNADO.. MAS ESTOU MUITO APERRIADA, QUERO MUITO QUE ELE SE SALVE... TEM CURA????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adotei minha amora, foi amor a primeira vista.. A vida dela foi do lixo ao luxo da noite para o dia, dri amor carinho atencao, dei mru cotacao a ela............... No 10 dia em meu apartamento ela comecou com os vomitos, no dia seguinte a levei para a clinica veterinaria......Fiz td q a ciência poderia fazer, paguei tudo possível, minha Amora ficou 14 dias internada.. Hj ela faleceu, eu e minha esposa estamos deprimidos... Essa doença 3 maldita....

      Excluir
    2. Adotei minha amora, foi amor a primeira vista.. A vida dela foi do lixo ao luxo da noite para o dia, dri amor carinho atencao, dei mru cotacao a ela............... No 10 dia em meu apartamento ela comecou com os vomitos, no dia seguinte a levei para a clinica veterinaria......Fiz td q a ciência poderia fazer, paguei tudo possível, minha Amora ficou 14 dias internada.. Hj ela faleceu, eu e minha esposa estamos deprimidos... Essa doença 3 maldita....

      Excluir
    3. Adotei minha amora, foi amor a primeira vista.. A vida dela foi do lixo ao luxo da noite para o dia, dri amor carinho atencao, dei mru cotacao a ela............... No 10 dia em meu apartamento ela comecou com os vomitos, no dia seguinte a levei para a clinica veterinaria......Fiz td q a ciência poderia fazer, paguei tudo possível, minha Amora ficou 14 dias internada.. Hj ela faleceu, eu e minha esposa estamos deprimidos... Essa doença 3 maldita....

      Excluir
    4. Tem certeza q era Parvovirose? Ela dura no máximo, sendo q depois do dia 5 o cachorro já n tem perigo de morte, a minha sobreviveu e ficou internada apenas 1 dia, 14 é demais

      Excluir
  3. boa noite dr roberto,minha cadela tava vomitado e diareia fui ao veterinario
    ela apricou umas injeção.mais ela fica so dormido isso e normal. ela não que comer nada e nem que bebe agua.eu to tado soro caseiro e agua de coco isso e normal mim ajuda dr porque eu to muito desesperada.mina cadela vai fica boa.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Dr Roberto, tenho um chow chow de 5 meses, eu viajei um semana desde então ele vem tendo diarreia no 1º dia ele ficou bem depressivo e não quis comer, do 2º em diante ele ficou em bastante contato com meu pai, então passou a comer ja cheguei a 1 dia e a diarreia não vai embora o que faço? O que pode ter causado isto.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, precisava de uma ajuda uma orientação, a aproximadamente 7 a 8 meses atraz eu tive que sacrificar minha cachorra por causa da cinomose, retirei tudo dela casinha cobertores tudo joguei fora limpei todo o local, e agora estou querendo pegar uma filhotinha, só que estou com medo dela correr o risco de se infectar, e no momento não tenho o dinheiro para vacina-la contra a doenca no momento. somente no mes que vem. e gostaria de saber se corre risco, se posso pega-la e vacinar ela no mes seguinte. se puder me ajudar e orientar eu agradeço.

    ResponderExcluir
  6. Dr. meu chow chow tem tudo de vacinas, acabou de fazer a 1 semana a da raiva, ontem estava todo animado, hj esta vomitando um liquido amarelo esverdiado e diarreia com sangue no fim, veterinaria aqui perguntou-me se tinha comigo alguma coisa como plastico ou madeira..ela come toda porcaria que encontra, mas ontem expecial/ bricou com uma garrafa de agua mineral, que ser que pode ser ? já me disseram que pode ser do clima, etc ....estou lost quanto a isso

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, a dois meses atras, comprei uma pitbull, aparentemente saudavel, porem quando foi dado o vermifugo depois de quatro dias, a cachorrinha parou de se alimentar, comecaram os vomitos e dentre eles um com um verme, no segundo dia doente, ela comecou a evacuar sangue, evacuou tres vezes, dei entao inicio ao tratamento, com antibiotico, soro, e uma vitamina suplemento para o sangue. No terceiro dia anoite ela veio a falecer. Hoje dois meses depois, tenho uma nova filhote, deixo ela trancada em um quarto onde a cachorrinha doente naum teve acesso. Obs: as vezes da cachorra doente eram limpas na mesma hora com cloro. E durante esses dois meses o uso do cloro ao chao e constante ate porq ja era rotina minha, higienizar meu chao todos os dias por causa dos meus filhos. Gostaria de saber se com todo esse procedimento ainda a riscos de ter o virus da parvo em minha casa. A cachorrinha doente ficava dentro de casa dificilmente ia para o quintal, e toda vez q vomitava ou evacuava, antes q eu limpasse e jogava o cloro, limpava e jogava mais cloro. Tenho medo de perder minha nova pit bull, cheguei com ela e dei logo a vacina, so depois caiu a ficha q a vacina teria q ser com 45 dias e ela tem apenas 34 dias. Por favor me de uma orientacao com base a todo esse conteudo q descrevo aqui.

    ResponderExcluir
  8. Gostaria tbm de saber um pouco da vacina nacional v12. Vejo algumas pessoas falando q essa vacina naum previne nada, porem, minha pinscher recebeu todas as vacinas e todas elas v12 e gracas a Deus nunca tive problema algum com minha cachorra.

    ResponderExcluir
  9. Minha cachorra ta com parvovirose ela ta tomando soro na veia e quase não vomita mais.posso da agua pra ela direto???

    ResponderExcluir
  10. Ganhei um cachorrinho poodle ele já está com um mês, mas o pelo dele ainda está pequeno e liso, Pq?

    ResponderExcluir
  11. Quais medicamento q tenho q da para o cachorro quando esta com o vírus ?

    ResponderExcluir
  12. pois;minha cadela tá com todo esses sintomas perdi uma outra cachorra a 16 dias..e agora a minha outra adoeceu :(

    ResponderExcluir
  13. O que mais mata na parvovirose é o vírus ou o fato do cachorro ficar fraco e desidratado? Pergunto pq tenho um York de 1 ano e meio com as vacinas todas em dia mas que pegou a doença. Ele ta internado e no soro mas vomitando e com diarréia ainda por isso a minha dúvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desidratação, a minha Shitzu sobreviveu graças a Deus e ao veterinário, mas o perigo maior foi desidratação

      Excluir
  14. Olá Dr meu cachorro teve a cinomose mas ele tem a sequela que é a mastigação e ele possui também um odor na boca oque é?

    ResponderExcluir
  15. Olá Dr meu cachorro teve a cinomose mas ele tem a sequela que é a mastigação e ele possui também um odor na boca oque é?

    ResponderExcluir
  16. Olá Boa noite!
    eu tinha uma shitsu de oito meses ela morreu de pavirose a um mês, eu comprei outra shitsu so que esse ja tem 1 ano e 1 mês, a ex dona dele deu as duas primeiras dose da vacinas, as duas sao importada, como busquei ele hoje e nao sabia que estava atrasada a terceira dose irei dar na segunda, gostaria de saber se tem problema eu deixar ele aqui em casa, onde minha cachorra tinha falecido eu fechei com uma madeira ele não tem contato.... eu gostaria de saber se teria problema ele ter contato com a parte da frente da área?

    ResponderExcluir
  17. Olá Boa noite!
    eu tinha uma shitsu de oito meses ela morreu de pavirose a um mês, eu comprei outra shitsu so que esse ja tem 1 ano e 1 mês, a ex dona dele deu as duas primeiras dose da vacinas, as duas sao importada, como busquei ele hoje e nao sabia que estava atrasada a terceira dose irei dar na segunda, gostaria de saber se tem problema eu deixar ele aqui em casa, onde minha cachorra tinha falecido eu fechei com uma madeira ele não tem contato.... eu gostaria de saber se teria problema ele ter contato com a parte da frente da área?

    ResponderExcluir
  18. oi bom dia meu vizinho fez um churrasco no dia dos pais e minha cachorra só vive solta então ela foi pra la me dei conta q ela não estava mas aqui ai esperei meu esposo chegar pra chamá ela quando ele chegou ele foi la chama la so q p vizinho não deixou ele pediu so pra não darem osso a ela só que não adiantou deram assim mesmo e ela esta muito doentemal demoos azeite a ela pra ver se ela colocava pra fora mas nada ela está andando em círculo e tem dificuldades pra se levantar não está comendo sozinha estamos dando na seringa mas ela vomita e está chorando muito por favor nos ajudem estamos desesperados porque não temos condições de levá-la ao veterinário por favor. meu e-mail e yasmimloira52@Gmail.com e do Google me responda por favor

    ResponderExcluir
  19. Olá dr.Roberto meu cachorro está com remela nos olhos e está bem muadinho pois não está comendo e quase n toma água demos leite a ele e ele não tomou o que pode ser

    ResponderExcluir
  20. Olá eu tenho uma cachorra de 4 anos ela n foi diagnosticada com cinomose mas está cm todos os sintomas e nesses últimos dias ela parou d andar , quando ela vai urinar ou fazer vezes chora muito , Principalmente de madrugada queria sabe se tem algum remédio bom para isso pois da muito Do ve ela grita de dor e não poder fazer nada por favor me ajudem !!!

    ResponderExcluir
  21. Minha Shitzu de 3 meses teve Parvovirose, foram 7 dias horríveis, mas graças a Deus e ao veterinário, está viva e mto saudável hj :)

    ResponderExcluir