sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Poodle

Reconhecido por vários nomes, entre eles: Caniche, por ter sido muito utilizado na caça de pássaros aquáticos, “chien à cane (caça ao pato) ou Canichon; cão car-neiro devido ao aspecto de seu pelo; e “cão de madame” no Grande Século, por ser o cão de preferência da corte de Luiz XV. De origem africana, descendendo dos Barbet da África do Norte, trazidos para a Península Ibérica pelos árabes foi então cruzado com o Cão d’água português de onde ganhou toda a Europa.
Em 1922 foi criado um clube do Poodle em Paris, e em 1936 a federação inter-nacional de Cinofilia (F.C.I.), reconheceu ali o berço da raça, publicando neste mesmo ano um padrão da raça. Distinguem-se 4 tamanhos: grande, 45 a 60 cm de altura, pesando aproximadamente 22 kg (abandonado em proveito dos poodles de menor porte); médio, 35 a 45 cm de altura, pesando aproximadamente 15 kg; anão, 28 a 35 cm de altura, pesando aproximadamente 7kg; e miniatura ou Toy com menos de 28 cm de altura e pesando menos de 7 kg.
Possui cabeça distinta, proporcional ao corpo; olhos em avelã, ligeiramente oblí-quos; orelhas bastante compridas, pendentes ao longo das bochechas recobertas por pelos ondulados; o pescoço é sólido, ligeiramente arqueado, dorso curto, lombo mus-culoso e garupa arredondada; membros musculosos com boa ossatura, pés peque-nos, dedos arqueados e unhas de cor variável; cauda amputada em dois terços, se mantém elevada dando o aspecto de pompom quando assim tosada. Pelagem bran-ca, marrom, preta, cinza e abricó (amarela).
Ativo, esportivo, alegre, um extrovertido tônico, o poodle é a alegria de viver en-carnada. Muito esperto e inteligente é muito fiel, porém possessivo, dotado de grande capacidade de adaptação e sociável, seu bom caráter o torna um agradável cão de companhia. Conservou suas habilidades de cão de caça, nada muito bem e tem um faro bastante desenvolvido, deverá ser educado de maneira firme ou se tornará um animal difícil.
Gosta tanto do campo quanto da cidade, mas detesta a solidão deve ser esco-vado e penteado diariamente, um cão muito limpo, deve tomar banho quinzenalmen-te, ter as orelhas vigiadas sempre e deve receber toalete (tosa) a cada dois meses.
Por ser o cão de companhia mais difundido no mundo, o Poodle sofreu uma produção intensa em detrimento da qualidade, o que deve ser alertado a todo adquirente.

94 comentários:

  1. Tosei meu poodle em casa, e devido a falta de informação e experiência, não considerei a lei que a máquina deve ser passada sempre em uma direção só. Agora ele está com pêlo de várias testuras diferentes: da metade das costas pra cima é liso, e da metade pra baixo é cacheado. Pergunta: Devo tosa-lo novamente pra que nasça um único pêlo? ou à medida que for crescendo vai ajeitando por si só? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao nao. Se vc quer que o pelo de seu bichinho fique numa mesma direçao, é so passar gel.

      Excluir
    2. Meu poodle filhote tem pouco pêlo e norma a mãe dela é o pai são poodle original pq ela é tão diferente

      Excluir
    3. Quando filhote, o poodle não possui tanto pelo, mas a medida que cresce vai adquirindo uma pelagem maior.

      Excluir
    4. comprei cachorro de uma moça porém ele já tem 2 meses e até o momento ele não ficou cacheados os pêlos dele o irmão dele está todo cacheados e ele não ela falou que e da raça poodle pura mim ajuda a entender pq até agora ele está com o pelo liso e pouco pelo. por favor ajude-me

      Excluir
  2. Tem alguma maneira definitiva de saber se um poodle é ralmente puro? Vou deixar uma foto do meu pra o dr. avaliar e da sua opinião. http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?uid=14036094470606273816&pid=1276537053753&aid=1$pid=1276537053753 Boby aos 40 dias, aproxidamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi vc comseguil descobrir se é puro ou não, como Fasso pra descobrir ??

      Excluir
  3. Quanto deve pesar um poodle anão de 4 meses?

    ResponderExcluir
  4. Qual a melhor ração para poodles filhotes? E qual é a melhor e num preço em conta?

    ResponderExcluir
  5. Quanto tempo leva pro pêlo do cachorro crescer 3cm após a primeira tosa?

    ResponderExcluir
  6. Após a primeira tosa(aos 3 meses devido à problemas de pele), o a cor do pêlo do meu cão clareou um pouco. Pergunta: A cor vai voltar ao normal? Tende a ficar da cor que está? ou vai clarear ainda mais?

    ResponderExcluir
  7. Qual melhor shampoo indicado para poodles? e qual o melhor mais em conta? e condicionador? Se usar condicionador precisa fazer hidratação?

    ResponderExcluir
  8. Se eu colocar meu poodle abricot pra cruzar com uma branco. Há riscos de nascer filhotes de cor tipo abricot claro, ou champagne.. ou os filhotes conservaram as cores dos pais? Se eu quero mais filhotes abricots, e não tenho uma fêmea abricot, devo coloca-lo pra cruzar com uma fêmea preta ou uma branca?

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. tenho um poodle,a vendedora disse que é poodle puro, mas ele não é peludo e seu pelo é liso, é verdade que seu pelo só vai cachear depois da primeira tosa? ele tem 4 meses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim meus podlle só enrolaram depois da toda

      Excluir
    2. Sim meus podlle só enrolaram depois da toda

      Excluir
    3. Sera que o pelo da minha tbm pode enrolar?

      Excluir
    4. A minha poodle e pura tem o pelo liso eu também queria saber se vai enrolar

      Excluir
    5. Comprei uma poodle também. mas meu irmão fala que não parece poodle, pq o pelo é liso e ela não tem muito pelo nas patas. Poderiam me dizer se é normal? Ela vai fazer 3 meses

      Excluir
    6. O cabelo do seu podle cresceu? Também tô achado que meu cachorro ñ é podle

      Excluir
  11. tosei meu poodle pela primeira vez quanto tempo demora para crescer?

    ResponderExcluir
  12. tosei meu bichon frise, e ouvi falar que o pelo dele não crescera dinovo e ele era bem peludo e branco, parecia um algodão. isso realmente é verdade?

    ResponderExcluir
  13. Um poodle quando é novinho leva muito tempo pra ficar peludo ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, cresce rapidinho!

      Excluir
    2. O meu tem cinco meses e esta demorando a bessa pra crescer o pelo. Esta em torno de dois a três cm e não enrolou devo tosar aos seis meses ou esperar crescer mais?

      Excluir
    3. O meu poodle tem 40 dias de nascimento, ele ainda não É peludo. Demora muito para começar a nascer????

      Excluir
  14. Olá, tenho um poddle de 9 anos e ele vem demostrando um comportamento estranho nos últimos dias. Fiquei 15 dias fora de casa e ele ficou sozinho com um acompanhante para dar água,comida e brincar algumas horas por dia.No dia em que cheguei,ele fez a maior festa mas a partir do outro dia se isola num canto da casa,rosna quando fazemos carinho e não quer brincar.A respiração fica meio ofegante as vezes,come e faz necessidades normalmente. O que poderá ser? estou muito preucupada,pois ele sempre foi muito ativo.aguardo resposta!

    ResponderExcluir
  15. eu sou um poodle toy,adoro brincar de beliscar as mãos da mamãe e sair correndo...

    lambibeijos

    ResponderExcluir
  16. OI MEU POODLE NÃO É MUITO PELUDO E O PELO E LISO ELE TEM 1 MÊS E 20 DIAS http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=1001002324208665061&aid=1303039590
    AQUI ESTÃO AS FOTOS DELA E QUERIA QUE O SENHOR AVALIE OBRIGADO

    ResponderExcluir
  17. encontrei um poodle na rua ,na ultima sexta-feira abandonado(acho q estava perdido).Dei comida,levei ao pet mandei dar banho e tosar (tava cheio de pulgas e carrapatos enormes),coloquei pra dentro de casa ,mais agora ele ñ desgruda de mim,(to me sentindo sufocada!!!)eu vou na padaria ele vai atras,eu vou na escola buscar minha filha ele vai atras,eu saio para trabalhar ou ir ao medico(ñ posso leva-ló)ai ele chora ,uiva demaisssss,ñ dei si ele tem medo de me perder igual perdeu o antigo dono ou é pelo fato de ser tão grudento q ele si perdeu,vai ver o dono saiu,ele resolveu seguir e ñ achou mais o caminho de volta!!!O q faço?passo a batata pra alguem?procuro o dono?queria ficar com ele mais ñ nesse grude,num tem nem uma semana e ja ta assim,ta pior q marido!!!rsrrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tem q esperar ele ganhar a sua confiança, perceber q vc é a nova dona e não irá abandona-lo! Ele está inseguro... de tempo para ele, tadinho!!!

      Excluir
  18. é normal um filhote de poodle ter as orelhas pequena quando filhote e o focinho reto

    ResponderExcluir
  19. minha poodle tem 4 meses e tem o pelo liso e normal???
    o que Faço para enrolar?
    resposta no email: luana_otaviano@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal sim As marrentinhas.
      Depois que você tosar ele aí o pelo começa a enrolar.

      Excluir
  20. tenho uma poodle e qundo a comprei a dona do pet disse q ela era toy e dpois disse q ela era 1 agora ela te 6 meses e ja ta pesando 6 ou 5 quilos e nao e o 1 e o pelo dela e liso...ela e pura???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teria como você mandar a foto dela?

      Excluir
    2. Oi comprei um puldou Toy tem como vc saber se ele é porro ou não pq o pelo dele e liso e meio arrepiado na cabesa ,ele tem 4 mezes

      Excluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. comprei um filhote de poodle e depois que a mulher deu remédio de verme pra ela ela não para de vomitar ja dois dias vomitando oq faço ela tem 1 mes e 16 dias

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Ganhei um poodle o pai e a mãe são poodles ele já tem 2 meses e não está peludo? o pêlo demora quanto tempo para crescer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure estar penteando os pelos dele que você vai começar a notar diferenças. E o pelo deles geralmente são lisos quando pequenos e ai depois da primeira tosa é que começa a enrolar.

      Excluir
  25. Tenho uma cadela que é uma mistu1ra de poodle com outra raça que desconheço. A encontrei na rua ainda muito nova e a adotei. Com mais ou menos 1 ano e meio, ela teve sarna, a qual tratei com remédios de uso local e de uso oral. Ficou bem! Perto dos 2 anos ela começou a ter novamente sarna e antes de se alastrar tosamos e tratamos. Tosamos também porque moramos em Manaus (cidade muito quente) e os pelos dela são muito grandes. Os pelos parecem de um chow chow. No entanto, nunca mais os pelos nasceram. Tem apenas uma região da cabeça que nascem. O pode ser? Ela não tem nenhuma ferida no corpo, a pelo não mostra nenhuma sarna ou coisas do tipo. Já tem 9 meses. Você pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá a minha poodle começou a não crescer pelos no abdômen, fiz um teste e deu hipotiroidismo não sei se é o caso do seu, mas verifique com o veterinário Espero ter ajudado. Elizabete Moura.

      Excluir
  26. Oi! Tenho uma poodle preta, e gostaria de saber se colocada-a para cruzar com um cachorro da mesma raça sendo da Mesma Cor qual seria a cor dos filhotes?

    ResponderExcluir
  27. Eu tenho um poodle e ele tem 3 meses de vida mais nao sei qual dos poodles ele é ? Alguem pode me ajudar !

    ResponderExcluir
  28. Eu tenho um poodle e ele tem 3 meses de vida mais nao sei qual dos poodles ele é ? Alguem pode me ajudar !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manda foto das patas e dele por completo.

      Excluir
  29. oi eu tenho um filhote de poodle com 1 mes e 11 dias o pelo dela esta curto e liso, os pais dela sao poodle e os irmaozinhos dela ja estao bem peludos.Sera q o pelo dela ainda vai crescer?

    ResponderExcluir
  30. oi eu tenho um filhote de poodle com 1 mes e 11 dias o pelo dela esta curto e liso, os pais dela sao poodle e os irmaozinhos dela ja estao bem peludos.Sera q o pelo dela ainda vai crescer?

    ResponderExcluir
  31. Oi boa tarde meu filhote tem 2 meses e meio e a antiga dona me falo q ele e poodle misturado de toy com número 1 e eu gostaria de saber se ira demora muito p aperece o pelo dele e se ele vai cresce muito content://media/external/file/11504 espero o seu retorno sera q vai enrola como de poodle obrigado

    ResponderExcluir
  32. A mãe do meu cachorro e poodle mas os filhotes já tem um mês e eles não são peludo queria saber ser eles ainda vão ficar??

    ResponderExcluir
  33. A mãe do meu cachorro e poodle mas os filhotes já tem um mês e eles não são peludo queria saber ser eles ainda vão ficar??

    ResponderExcluir
  34. Ola,tenho um podool fêmea preta tem um mes, o pelo dela e liso e bem pouco, alguem pode me ajudar a dizendo se vai crecer e encaracolar. Obrigado

    ResponderExcluir
  35. Ganhei um poodle da minha amiga, a mãe sem dúvidas poodle e o pai um poodle preto segundo minha amiga, mas ele tem o pêlo diferente, é arrepiado e pouco volume, mas olhei a raiz é bem volumosa e as perninhas não são muito peludas, será se ainda cresce o pêlo de poodle normal? Ele tem 3 meses. Ou quando eu tosar vai ficar com o pêlo de poodle normal... ja tive um poodle e ele sempre teve o pêlo volumoso, não precisei tosar para ficar. Ele é de cor caramelo, mas segundo minha amiga a mãe dele também era e ficou branca com o tempo! Só quero tirar essa dúvido, mas o amo do jeito que ele é ��

    ResponderExcluir
  36. gostaria de saber se meu cachorro e realmente um poodle, pois comprei ele quando ele tinha mais ou menos 37 dias e ele não tinha muito pelo hj com quase dois meses ele continua com pouco pelo e os que tem são lisos. questionei com a pessoa que me vendeu e ela falou que tem alguns poodles que nascem com essa deficiência e que o pelo devera nascer entre o 3° e o 6 mês,essa informação procede?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também queria saber os pelos do seu cachorro cresceu

      Excluir
  37. Eu gostaria de saber pra que diabos faz um blog se n vai responder a pergunta de ninguem?
    Eu tbm tenho um poodle e gostaria de respostas.
    Mas so vejo as leitoras ai falando sozinhas... Sera que o veterinário esqueceu a senha, ou morreu ?��

    ResponderExcluir
  38. Bom dia, minha cadelinha tem 3 meses e os pelos só crescem nas orelhas, o pai e a mãe são poodles. Mas ela tem o pelo liso, irá mudar com o tempo ou ficará liso. Sendo que a parte da orelha está caracolado.

    ResponderExcluir
  39. Olá tenho um casal de poodle a fêmea deu quatro filhotes eles já estão com quase um ano e só um filhote está com pelo liso e normal

    ResponderExcluir
  40. Alguem pode me informa?
    Minha puldo toy estava no cio, e eu estava oucupada fazendo os deveres de casa quando eu olhei encontrei minha cachorra grudada com outro puldo meu só que ele mede 26cm tem perigo sera?

    ResponderExcluir
  41. Desculpa , esqueci de falar a altura da femea ela mede 22cm

    ResponderExcluir
  42. Comprei um poodle hoje ele tem 3 meses mais não tem muito pelo, gostaria de saber se é poodle mesmo, segundo a vendedora o pai e a mãe São poodle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIM A MINHA POODLE CRESCEU O PELO POR COMPLETO COM 6 MESES DE VIDA.

      Excluir
  43. Comprei um filhote de poodle mas ele não tem uma pelagem muito grande igual as fotos que vejo tipo ela tem 50 dias e tem bem poco pelo sera que ela pode ser mestiça a viralata o pelo dela e bem liso também

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOM COM 50 DIAS ACHO QUE O PELO JA TA GRANDINHO , SOBRE O BELO LISO A MINHA CADELA TEM O PELO LISO E O RABO ONDULADO E NORAML OS POODLE TER PELO LISO

      Excluir
  44. Comprei minha poodle e a moca me calou que era medio.porem esta com 2 meses e 850 gr.sera que ela vai crescer muito?

    ResponderExcluir
  45. Boa noi te.tenho um poodle de 3 mês ele pegou caspa o pelo dela caiu queria saber sim o pelo dela nascem novamente,estou cuidado com sabonete qui o veterinário passou o nome e tiuran

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nasce sim. Continue usando esse sabonete ele é otimo

      Excluir
  46. Queria saber se a orelha de um poodle com 4 meses ela é bem peluda

    ResponderExcluir
  47. Olá eu ganhei uma poodle ela tem 2 messes só q ela pegou carrapato aí meu marido cortou o pelo dela deixou ela careca tadinho! Pq fica melhor pra cata o carrapato. Demora quanto tempo pra começa a crescer o pelo dela, pois, ela tá muito feia

    ResponderExcluir
  48. Ola bom dia.
    E possivel filhotes de poodle nao nesce cabeludos.? Meus poodlee viveram filhistes 2 nasceram bem cabeludinho e a um não. ? Mim ajudem por favor. 😭

    ResponderExcluir
  49. Ola...
    Boa tarde .meus poodle deu cria e nasceu 2 peludo e um sem pêlo! .E possível nasce asssim? .Socorro oi ela e de outro? Cão ?

    ResponderExcluir
  50. Olá,ganhei uma poodle, a menina que me deu falou que o pai, e a mãe eram poodle puro, quando eu peguei ela com 1 mês os pelos eram meio cacheados, hj ela tá com 2 meses é o pelo não tá do jeito que era, será que vai crescer e ficar cacheado, como posso saber se realmente é poodle puro

    ResponderExcluir
  51. Ai gente, li quase todos os comentários. Pelo visto vcs nem leram o que o veterinário escreveu . Existem 4 tipos de poodle e não existe poodle número 1 , 2 , ou 0. Acredito que a maioria dos senhores comprou o filhote na OLX ou mercado livre. E ninguém entrega filhote com 47 dias. O normal é com 90 dias. Isso em canis sérios e com PEDIGREE.

    ResponderExcluir
  52. Meu poodle tem dois mês quase três, estou preocupado porque está caindo bastante cabelo, e ele não se parece com poodle. Ele é número três. A mãe e os irmãozinhos já são peludo. O que será que está acontecendo com o meu???

    ResponderExcluir
  53. Comprei sendo poodle mas acho ele diferenté dos irmãos dele

    ResponderExcluir
  54. Olá, tive uma ninhada de poodles, porém de 5 filhotes, uma nasceu com os pelos todo liso, ela é extremamente parecida com um filhote de Golden. Isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI A MINHA POODLE TEM PELO LISO O PAI TELA TAMBEM TINHA ACHO QUE FOI GENÉTICA MAIS E NORMAL E MAIS BONITO

      Excluir
  55. Oi, eu tenho um filhote de poodle, filho dos meu cachorros que tbm são poodles, mas o que acontece o pelo dele não cresce ou enrola. Saberia me dizer o pq. Ele já tem 5 meses

    ResponderExcluir
  56. olá minha cachorra deu cria a 4 filhotes, um deles nao ta crescendo o pelo, nao parece um poodle, ja estao com 2 meses de nascido, soa da mesma linhagem do mesmo pai, sera que os pelos ainda vao crescer???

    ResponderExcluir