terça-feira, 10 de agosto de 2010

Entevista concedida ao colunista Léo Chaves do Jornal Panorama Regional de santos Dumont - M.G.

Médico Veterinário alerta para os cuidados com animais de estimação


Na última semana, nossa reportagem conversou com o Médico Veterinário, Dr. Roberto Augusto Albanese de Castro, registrado no CRMV-MG sob o número 8858. Esta reportagem tem o intuito de alertar e orientar a população sandu-monense em relação a alguns cuidados com seus animais de estimação, prin-cipalmente o fato de não procurar pessoas curiosas ou leigos e sim os profissi-onais devidamente capacitados para efetuarem qualquer procedimento Médico Veterinário.

Léo Chaves: Dr. Roberto Augusto, qual é a sua área de atuação?

Dr. Roberto. Atualmente atendo pequenos animais em meu consultório, situado à Rua Afonso Pena 109 – centro, que se encontra registrado no CRMV-MG (Conselho Regio-nal de Medicina Veterinária) sob o número 11800 e atendo também em domicílio quan-do solicitado.

L.C.: Quando fala em pequenos animais, a quais animais se refere?

Pequenos animais são os que chamamos de animais de companhia como cães, gatos, pequenos roedores (hamsters e porquinho da índia) e aves (canários belgas, canarios rol-ler, periquitos, agapornis, calopsitas, etc.). Vale a pena lembrar que as aves da nossa fauna (canário da terra, azulão, trinca ferro, etc.), só devem ser mantidos em cativeiro quando a pessoa for devidamente registrada no IBAMA e adquiridos de criatórios tam-bém registrados.

L.C.: Já atuou em outras áreas que não pequenos animais?

Sim, já atuei como Responsável Técnico em uma agropecuária, e fiz estágio supervisio-nado na Vigilância Sanitária Municipal, em Santos Dumont, e no Instituto de Laticínios Candido Tostes, em Juiz de fora, quando terminava a graduação. Na área de Grandes animais / animais de produção, nunca atuei, mas saliento que Santos Dumont possui ótimos veterinários nessa área. Também estou apto a emitir laudos técnicos para criado-res de aves que queiram atualizar ou regularizar seus registros perante o IBAMA.

L.C.: Quais as reclamações mais freqüentes em seu consultório?

A grande maioria das reclamações dos proprietários inclui animais com sintomas que chamamos de clássicos: Vômito, diarréia, falta de apetite, desanimo, etc., que podem indicar uma virose e nesse caso podemos realizar exames específicos para termos um diagnóstico preciso. Existem ainda os atropelamentos e quedas que são em bom número, mas o que mais traz problemas ao veterinário são as indicações de medicamentos recebida pelos proprietários e que muitas vezes atrapalha o melhor tratamento, pois difi-culta o bom diagnóstico.

L.C.: Como assim “indicações de medicamentos”?
O proprietário já chega ao consultório com o animal medicado com vários medicamentos (alguns inclusive de uso humano), pois o cachorro ou gato do vizinho ou de um amigo apresentou o mesmo problema. Sintomas iguais podem significar doenças diferentes. Alguns repetem medicamentos receitados anteriormente para o mesmo animal ou até mesmo para outro animal da mesma casa. Não recomendo essa prática de maneira alguma.

L.C.: E se essa indicação foi feita em uma agropecuária?

O CRMV-MG, através do código de ética profissional do Médico Veterinário, diz em seu artigo 13 que é vedado ao Médico Veterinário:
“Item XV – receitar sem prévio exame clínico do paciente.
Item XIX – atender clinica e/ou cirurgicamente, ou receitar, em estabelecimento comer-cial.”
No manual para orientação para responsabilidade técnica, que todos os médicos veteri-nários recebem ao se inscreverem no conselho, item 4.5, subitem “m” diz:
“... proibição do atendimento clínico, vacinação e prescrição de medicamentos no inte-rior do estebelecimento...”. no caso do estabelecimento possuir consultório ou clinica, com acesso independente do acesso da loja, os procedimentos podem ser realizados, mas somente por médico veterinário capacitado e registrado no CRMV-MG.

L.C.: Quais as raças mais recomendadas?

Vai depender de vários fatores pelos quais você deseja ter um cachorro ou um gato. São muitas raças de diferentes aptidões como companhia, guarda, caça, etc., comportamen-tos diferentes. Quando eu falo em várias raças, cito 187 de cães e 58 de gatos aproxima-damente. Infelizmente tem-se o hábito de adquirir uma animal por modismo, principal-mente cães, foi assim com pastores alemães nas décadas de 1920 até 1960 com o Rin tin tin, com os seriados televisivos do vira-latas Benji e da collie Lassie na década de 1980, nos anos 90 com 101 dalmatas e Beethoven e mais recentemente com o labrador Marley e o akita Hachi.


L.C.: Quais são esses fatores a serem observados?

Deve tem bastante certeza de que se quer um animal de estimação, depois verificar o espaço que terá disponível para ele em sua casa ou apartamento. Dentro desses fatores, encontram-se os gastos com veterinário (vacinação, consultas periódicas, emergências fora de hora, medicamentos, etc.). Logo depois disso vem a escolha da raça, do tempe-ramento, da idade, do sexo. Principalmente deve-se escolher a “origem” do seu cão ou gato. É importante também que se escolha uma ração de boa qualidade para que o seu animal tenha um desenvolvimento adequado. Já existem marcas de rações de excelente qualidade que vendem pacotes menores, por exemplo 1kg, para cães pequenos. O local onde ela deve ser guardada e a quantidade diária que deve ser administradas ao animal deve ser do conhecimento do proprietário.

L.C.: Quais os cuidados básicos após a aquisição?

Após observar todos esses fatores, meu conselho é procurar um criador que possua uma ninhada e observar o filhote junto dela, seu comportamento deve ser ativo e brincalhão, pele íntegra, sem secreção nos olhos e / ou nariz. Evite a compra em lojas ou pets, mas caso não seja possível, peça um laudo de saúde do animal juntamente com o cartão de vacina assinado pelo Médico Veterinário. Caso desejar, leve o animal ao médico veteri-nário de sua confiança antes de finalizar a compra, para garantir a perfeita saúde dele.

L.C.: Depois de todos esses cuidados ele este pronto para ir para casa e passear comi-go?

Se realmente escolheu um filhote, o ideal é procurar um Médico Veterinário para saber qual é o melhor procedimento de vacinação a seguir, pois ele só poderá passear após o processo completo de vacinação. Volto a lembrar que o CRMV-MG PROÍBE a vacina-ção em agropecuárias. Recomendo que o banho também seja dado em casa, com a utili-zação de uma banheira com água morna, xampu especial para cães ou infantil, secar com uma toalha e após com um secador. Após o período de vacinação, o veterinário ira lhe informar a época certa para o mesmo sair à rua com você.

L.C.: Posso dar comida caseira para ele? Arroz e feijão?

Não devemos dar comida para os animais, exceto em caso especiais onde há prescrição do médico veterinário. Existe no mercado, rações balanceadas de excelente qualidade, ideais para o seu animal de estimação. Alimentos premium são as marcas fortes dos fabricantes. Temos também as linhas super-premium, veterinary diet (específicas para animais obesos, com problemas renais, diabéticos, etc.) e as preparadas para determina-das raças. Todas essas são separadas por porte e etapa de vida. É muito importante que observemos a data de validade das rações adquiridas, bem como a forma de armazena-mento do local onde comprou para que esteja bem conservada e não faça mal ao seu animal.

L.C.: Qual a idade ideal para começar o adestramento do filhote?

Alguns profissionais sugerem a partir do sétimo ou oitavo mês de vida, mas a partir dos 4 meses você mesmo já pode ensiná-lo os comandos básicos como sentar, ficar, andar ao seu lado, não mexer onde deve etc.

L.C.: Quais os cuidados com o ambiente onde o animal ficará?

No ambiente é ideal a utilização de produtos neutros ou específicos para animais, caso contrário o animal pode adquirir um problema de saúde pelo contato com produtos qui-micos.

L.C.: Qual a sua opinião sobre os animais de rua?

Em nosso município, existe um grande número de animais livres, em sua maioria vira-latas ou SRD (sem raça definida). O que me preocupa são as zoonoses que eles podem nos transmitir, como sarnas e raiva e também o período de cio das fêmeas em que se forma um grupo de machos disputando a atenção delas. Esses machos tendem a se en-frentar e pode causar acidentes envolvendo automóveis, motos e pedestres. Esse grande número de animais acaba se tornando um problema de saúde pública assim como os pombos, que através da inalação da poeira contendo fezes secas, podem nos causar To-xoplasmose, psitacose, salmonelose, meningite e alergias (por causa dos piolhos, ácaros e pulgas).

L.C.: Qual a sua sugestão para esses problemas?

Em ambos os casos a esterilização dos animais é a melhor solução. Para os cães, a médio e longo prazo, acarretaria uma diminuição considerável no número de animais nas ruas, uma vez que a média de nascimentos de uma cadela de aproximadamente 15 kg é de 6 filhotes a cada gestação. Para os pombos, um anticoncepcional administrado juntamente com grãos faria com que entre 9 e 10 ovos das pombas se tornassem inférteis, diminuindo a sua população.

L.C.: Qual a mensagem que você deixa para a população?
É importante que os donos de animais de estimação se conscientizem da importância do Médico Veterinário, realizem sempre a vacinação anual do seu animalzinho, não só a campanha do governo, mas também a vacinação contra as doenças que podem separar você do seu bichinho. O medico Veterinário é o melhor amigo do seu melhor amigo.

7 comentários:

  1. oi deixei uma pergunta ao senhor na materia sobre piometra quando der responda-me por favor um abraço ana paula

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Tenho uma Pastor Alemã de 3 meses e essa semana percebi que umas duas vezes que ela urinou saiu uma secreção parecida com pus.
    É meio branco,e não saiu mais. Estou um tanto preocupada...
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Tenho uma Pastor Alemã de 3 meses e essa semana percebi que umas duas vezes que ela urinou saiu uma secreção parecida com pus.
    É meio branco,e não saiu mais. Estou um tanto preocupada...
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Olá então minha gata está prenha. Nao sei de qts semanas ela ta. Pra mim ta demorando mto os filhotes se mechem bastante e até agr nada, e percebi uma coisa ela esta com um tipo de escorrimento meio que marrom não sei oq é estou mto preocupada bom é isso aguardarei sua resposta Obgd

    ResponderExcluir
  6. Minha cadela e uma p icher e e alguns dias atrás apresentou uma respiração muito rápida e ofegante , o médico disse que era catarro passou a medicação por nome doxi suspensão, ela tomou ajudou um pouco. Agora está saindo uma pequena quantidade de pus da vagina dela com mau cheiro perdeu muito peso, ela come pouco água quase não que bebê ela já está com uma certa idade. Bom preciso de sua ajuda pq no momento to sem condições de levar ao ver me ajudem passam pra mim uma medicação que eu possa dar pra ela é também a alimentação pois não sei o que oferecer a ela ela não quer ração nem pate.

    ResponderExcluir
  7. Oi bom dia por favor estou muito preocupada minha cachorra está prenha de 62 dias e hoje saiu muito líquido preto meio esverdeado o que eu faço

    ResponderExcluir