sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Orientação Pediátrica Geral

Ao levar um filhote para casa, você está assumindo um compromisso de amar e prestar cuidados necessários a sua saúde para que em troca ele possa lhe agradecer em forma de dedicação, fidelidade e muita alegria. Por isso, este informativo tem como objetivo fornecer algumas informações importantes sobre os cuidados que se deve ter, com um filhote para que ele cresça um adulto sadio.

Alimentação:
Filhotes devem receber ração específica para sua faixa etária, no mínimo até completarem 1 ano de idade. Até os 10 meses, ofereça-lhe 3 refeições ao dia, depois passe a oferecer 2 vezes ao dia, sempre nos mesmo horários.
As rações de boa qualidade já contêm em sua formulação todos os nutri-entes necessários para um crescimento sadio, portanto não há necessidade de suplementações, exceto em casos excepcionais.
Não ofereça ao seu animal comida caseira, doces ou petiscos, pois isso pode fazer com que ele passe a recusar a ração, além de causa diarréia e faci-litar o desenvolvimento de tártaro.
O animal deve ter sempre a disposição água fresca e limpa.

Vermifugação:
O ideal é que os filhotes comecem a ser vermifugados a partir da primeira quinzena de vida com repetições a cada 15 dias até os 45-60 dias de idade. Quando adulto o animal deve ser vermifugado a cada 4 meses, dando 1 dose com repetição após 15 dias. A dose deve ser ajustada ao peso do animal e o produto deve ser de uso específico para pequenos animais.

Vacinação:
Este é um dos tópicos mais importantes nos cuidados que devem ser to-mados com um filhote, pois é a vacinação quem irá garantir que seu animalzi-nho não contraia doenças que podem inclusive mata-lo.
Os protocolos de vacinação devem ser seguidos à risca e sempre sobre orientação do médico veterinário, pois alem de produtos de confiança, ele sa-berá identificar se seu filhote está apto a ser vacinado ou não.
CANINA:
- óctupla: Protege contra cinomose, leptospirose, parvovirose, hepatite infecciosa canina, coronavirose, parainfluenza canina e adenovírus.
- Anti-rábica: Protege contra Raiva
- Tosse dos canis: Bordetella bronchioséptica e parainfluenza tipo 2

Protocolo 1:

30 dias de idade: 1ª dose da óctupla (Recombitek C4/CV)
51 - 60 dias de idade: 2ª dose da óctupla (Recombitek C6/CV)
72 - 90 dias de idade: 3ª dose da óctupla (Recombitek C6/CV) + Anti-rábica.


Protocolo 2: (Filhotes não vacinados com 30 dias)

45-60 dias de idade: 1ª dose da óctupla (Recombitek C6/CV)
66-81 dias de idade: 2ª dose da óctupla (Recombitek C6/CV)
87-102 dias de idade: 3ª dose da óctupla (Recombitek C6/CV) + Anti-Rábica

OBS 1: até o 21º dia após a última dose da vacina, o animal não deve ter contato com outros animais, principalmente se estes não forem vacinados, e nem deve sair à rua.
OBS 2: a revacinação deve ser anual.

FELINA

Vacina Tríplice, quadrupla ou quintupla e Raiva

60 dias (2 meses) - Tríplice / Quádrupla / Quintupla
90 dias (3 meses) - Tríplice / Quádrupla / Quintupla
120 dias (4 meses) - Raiva


todos os protocolos, sejam eles canino ou felino exigem um reforço anual contra doenças e Anti-Rábica

Higiene:
Banhos devem ser dados no máximo a cada 15 dias, pois do con-trário, podem ocorrer desequilíbrios da flora normal da pele, além de reti-rar sua proteção natural, o que pode deixá-lo mais susceptível a doenças de pele, caspa e pelagem ressecada. Use de preferência xampus ou sa-bonetes neutros. As orelhas devem ser inspecionadas na ocasião do ba-nho e serem limpas com algodão e vaselina. Ao sinal de dor ou irritação o Medico Veterinário deverá ser comunicado, pois são comuns as infec-ções de ouvido (otites).
A escovação deverá ser feita pelo menos uma vez por semana pa-ra retirada dos pelos mortos, que além de manter o ambiente limpo, dei-xará a pelagem de seu animal mais bonito.
O controle de ectoparasitos (pulgas e carrapatos) é muito importan-te, pois eles podem transmitir vermes e doenças ao seu animal. Atual-mente são disponíveis no mercado diversos produtos que livram seu animal destes parasitos por períodos prolongados e não possuem riscos de intoxicações.

Dentição:
A troca dos dentes ocorre por volta de 4 a 5 meses de idade.

Educação:
Nossos animais de estimação, normalmente são considerados ver-dadeiros membros da família e por isso devem receber os carinhos e cuidados necessários, mas não se esquece de que ele é um animal e não uma pessoa, portanto não devemos delegar a ele direitos e liberda-des de um ser humano.
O animal é guiado por instintos, portanto, ele normalmente elege um membro da família como líder e irá obedece-lo com mais freqüência do que aos outros membros da casa. Dependendo da “liberdade” que ele receber no lar, irá se sentir o dono da casa (principalmente se ele tiver um instinto nato para liderança), fazendo toda a família se sujeitar aos seus desejos. Daí a importância de mostrar ao animal quem é o “chefe” da casa e o que ele pode ou não fazer. Devemos sempre lembrar que o cão nos considera sua matilha, portanto tentará exercer liderança.
Este informativo não tem a pretensão de solucionar todas as dúvi-das sobre os cuidados com o filhote, sendo assim, estamos a sua inteira disposição para ajudá-lo sempre que possível.

12 comentários:

  1. Por favor me ajude meu gato esta comm uma ferida enorme que parece um buraco ela tem o mal cheiro e fica saindo uma secreçao marron por favor m oriente pois naum tnho como leva no veterinario;;;

    ResponderExcluir
  2. dei a primeira dose em minha cachorrinha recombitek c6 e a segunda dose recombitek c4 tem algum problema

    ResponderExcluir
  3. na proxima terei que dar a recombitek c6 isso

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, temos uma duvida sobre a vacina Recombitek C6/CV, se puder nos ajudar estamos apavorados.
    Demos todas as vacinas de acordo com o as orientações do veterinario, que por sinal segue o mesmo tempo de interalo do prot 2, pois ela não foi vacinada com ate 30 dias de vida. Ela foi diagnosticada com parvovirose, você sabe alguma coisa sobre a eficacia deste vacina, ou ate mesmo o que pode ter acontecido para ela ter adquirido a doença, já que fizemos as imunizações corretamente.
    Obrigado e estamos no aguardo ancisamente.

    ResponderExcluir
  5. Essa vacina Recombitek e ruim mesmo. Aqui na minha cidade vários veterinários não utilizam ela. O meu shitzu também pegou parvovirose, mesmo sendo vacinado corretamente por um veterinário.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite,meus shitzu tomo a primeira dose com 45dias a recombitekc6/cv e apois 21dias tomo segunda dose da Vanguard plus gostaria de saber se tem problema na eficácia por serem diferentes?
    Por favor aguardo uma resposta

    ResponderExcluir
  7. Boa noite. Tenho uma cachorrinha de quatro meses. A última vacina foi em 14 / 08 / 2015. Desde quinta feira ela começou a vomitar recusando comida e água. Acabei tendo que internar para tentar descobrir o que tinha acontecido. Lá eles me questionaram sobre a vacina. Ela está com tudo em dia mas é nacional, recombitek c6 cv da meriel. Eu não sabia na hora responder que vacina tinha dado até mesmo por que havia esquecido em casa a carteira de vacinação. Mas, resumindo, eles suspeitam de intoxicação alimentar. Eu pergunto: pode ter alguma coisa em relação a essa vacina? Já escutei tantas coisas ruins e boas sobre essa vacina que estou com medo agora por não saber o que faço. Se vacino de novo ou não tem o que fazer ou mesmo necessidade disso! Ajude-me por favor. Pois estou muito preocupada.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, minha cachorrinha tem 5 meses, sábado percebi que ela estava ficando muito deitada, quieta e comendo menos, domingo ela vomitou uma gosma amarela e em seguida (por várias vezes) uma espuma Branca.... levei na veterinária e ela acha que algo que a cachorra ingeriu, deu injeção para cortar vômito e para proteger o fígado... mas não resolveu e agora ela está com diarréia (escura e extremamente fedida) e oo interior da boca está inchado de um lado... dificultando a mastigação... ela não come nada.... help!

    ResponderExcluir
  9. Boa noite, minha cachorrinha tem 5 meses, sábado percebi que ela estava ficando muito deitada, quieta e comendo menos, domingo ela vomitou uma gosma amarela e em seguida (por várias vezes) uma espuma Branca.... levei na veterinária e ela acha que algo que a cachorra ingeriu, deu injeção para cortar vômito e para proteger o fígado... mas não resolveu e agora ela está com diarréia (escura e extremamente fedida) e oo interior da boca está inchado de um lado... dificultando a mastigação... ela não come nada.... help!

    ResponderExcluir
  10. Comprei um poodle a moça falou que era puro, mais ele tem dois messes e o pelos dele não cresceu e é lisinho ele e puro mesmo ou não?

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de saber se faltou alguma vitamina pois de quatro filhotes de poodle só um ficou com pelo liso

    ResponderExcluir
  12. Queria uma informação do veterinário, Vacinei meus cachorros com a vacina c6 cv recombitek, mas no rótulo não tá escrito importada, é assim mesmo ou teria que vir o escrito importada?

    ResponderExcluir