sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Piometra ( infecção uterina)

A piometra é um distúrbio uterino mediado pela progesterona nas cadelas e gatas. Todas as cadelas normais estão naturalmente expostas e enormes concentrações de progesterona no período do cio, deixando-as suscetíveis a uma infecção bacteriana. Essas bactérias são normalmente encontradas no trato urinário sendo a Escherichia coli a causa mais comum dessa enfermidade, tanto em cadelas como em gatas.
A piometra pode ser classificada como aberta ou fechada, ou seja, com ou sem corrimento vaginal, dependendo da capacidade do conteúdo uterino de fluir através da sérvix. A piometra fechada é mais grave, pois as femeas afetadas ficam doentes antes mesmo dos proprietários perceberem a existência de qualquer problema. Ao contrário, nas abertas, tem-se o corrimento vaginal óbvio, malcheiroso, com cor de pus, ou em tom de marrom por causa do sangue uterino, bem antes de ficarem seriamente doentes.
Os sinais clínicos da piometra incluem: perda parcial ou total do apetite, febre, letargia, perda de peso e aspecto descuidado, vômitos, diarreia e sede e micção excessivas. Cadelas com piometra fechada podem sofrer rompimento uterino o que é tão severo quanto e envolver tanto risco quanto se vê em um ser humano com o apêndice rompido. Os testes sanguíneos e urinários são compatíveis com infecção e podem indicar o envolvimento de outros órgãos que podem ser prejudicados por essa doença grave. Como exames complementares, raios-x e ultra-sonografia abdominal poder ser de muita validade no diagnóstico. Embora rara, a piometra pode atingir somente uma trompa uterina enquanto se tem a gestação em andamento na outra.
O melhor, mais confiável, mais rápido e menos caro tratamento para a piometra, após a estabilização da cadela é a esterilização (castração), é o tratamento de eleição na quase totalidade dos casos. O tratamento clínico da piometra aberta usando antibióticos e hormônios foi bem sucedido em cadela e gatas. Esses hormônios causam um esvaziamento do conteúdo uterino e uma diminuição nos níveis de progesterona no sangue. A presença de fetos vivos deve ser descartada por ultra-som, uma vez que os fármacos usados causam aborto e porque o tratamento não será bem sucedido em caso de sinais de gestação anterior no útero.
Cadelas e gatas precisaram realizar visitas diárias ao veterinário, para o melhor tratamento de suporte, possibilitar a administração fluidos, medicamentos intravenosos e o monitoramento de efeitos adversos decorrente do tratamento. O protocolo inclui 5 a 7 dias de aplicações de injeções. As reações físicas advindas do tratamento com hormônios são: inquietação, respiração ofegante, salivação, vômito, diarreia, micção, dilatação das pupilas, lambedura de pelos e lordose. Essas reações, quando ocorrem, se resolvem entre 5 e 60 minutos. Após cada aplicação essas reações diminuem em gravidade e duração.
A persistência do quadro ou a repetição do mesmo no cio seguinte sugere que deve ser considerado pelo clinico juntamente com o proprietário, o procedimento de castração da fêmea.

11 comentários:

  1. oi dr na verdade eu nem gostaria de fezer um comentario o que acontece é que levei minha cachorra ao veterinario após perceber que ela estava com um tipo de corrimento foi pedido uma ultrassom que dizia assim;
    figado dentro do gradil costal com parêquemia homog~enio hipoecogenico padrao vascular preservado, contornos regulares e bordas lisas

    vesícula biliar
    repleta com presença de conteudo anecogenico e espessura normal da parede

    baço
    discreta esplenomegalia com parequemia homogeneo normoecogenico superficies lisas e paredes finas

    rins
    em simetria com arquitetura preservada relação córtico-medular mantida e ecogenicidade normal

    vesicula urinaria
    em repleção adequada com conteudo anecogenico e espessura normal da parede

    aparelho reprodutor
    aumento de cornos uterinos com diametro medindo aproximadamente 2.0 ate 3.0cm com conteudo liquido denso e discreto espassamento da parede imagens sonograficascompativel com hemo ou piometra

    outros
    presença de conteudo gasoso fecal em trato intestinal com espssura normal da parede cavidade gastrica dentro dos limites da normalidade
    nao foram observadas alterações sonograficas em topografia de adrenais e pancreas
    nao foi observados aumento de linfonodos abdominais no momento

    ah dr e no dia que ela foi para a cirurgia ela se encontrava com otima disposição alegre e mesmo antes nao ficou nem um momento abatida so levei mesmo decorrente do corrimento existente então foi feita a cirurgia me ligaram para ir busca-la qundo cheguei ela estava aparentemente bem pensei que fosse ficar de obs mas nao disse que ja poderia leva-la entao ela deu uma pequena injeção que se tratava de antibacteriano para nao precisar dar o zelotril 150mg que eu ja estava dando ela ficou tranquila mas quando se passou umas 2hrs ela sangrou pela vulva os pontos estavam bons so que quando foi umas 21hrs ela começou a ter dificuldade de respirar e morreu do nada ela era um pit bull pequena de 4 anos me responda por favor gostaria de ter uma opinião confiavel e isenta do senhor desde ja agradeço um abraço
    ana paula

    ResponderExcluir
  2. dr.minha gata teve filhotes e agora está muito magra,sem apetite e cm diarreia muito forte...pode ser piometra?por favor me responda ou mande me um email...to preocupado

    ResponderExcluir
  3. minha cadelinha está com quase todos os sintomas do piometra, só não faz febre, a temperatura dela está sempre abaixo do normal,e o corrimento é pouco e sem cheiro,não tem diarreia e não faz tanto xixi.O resto dos sintomas ela tem todos,a veterinária dela acha que é o piometra,mas ela tem aproximadamente 1ano, isso é possível?

    ResponderExcluir
  4. DR. Tenho uma YorkShire e ela teve filhotes mais pensávamos q so erao 3, mais depois de 1/2 dia depois do nascimento dos 3 descobrimos q tinha um 4 filhote q ja estava morto dentro dela e talvez ja estaria em decomposição, ela fico com piometra, acho q devido as secreções os filhotes acabarão morrendo com a mesma infecção ( acho q infecção generalizada por serem muito novos ) ... levei ela ao veterinario e ele fez uma lavagem vaginal nela para retira o excesso da secreção e disse q aliviaria um poco as secreções ... ela esta muito ofegante e com poco apetiti ... ele receito : Energy Pet, Calcio ecovem, Mexacell, Dipirona, Drasil e Methergim ... Gostaria de saber se posso dar soro ou agua de coco para o unico filhote q sobreviveu ? e se vo te q real-mete ter q castra ela ! ... o medico falo para nao retir a mama do filhote mais tenho medo q ele pegue um infecção.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, Dr.
    Minha cadela a dois dias está com um corrimento meio amarelado, e lambe sem parar, mas agora não dá para controlar escorre quando ela levanta, o que eu faço?

    ResponderExcluir
  6. Dr.gostaria de tirar uma duvida com vc, ver se vc pode me ajudar, pq estou com um aperto no coraçao e ja li quase td sobre o caso e ainda nao achei uma resposta, eu tinha uma pintcher , a uma semana ela parou de comer e levei ela na clinica pra descobrir , ela estava com piometra a medica disse que estava 10x maior q o normal, q era caso d cirurgia imediata, so q ela estava muito debilitada, fraca, e tambem ela é idosa tinha 12anos, eles deixaram ela no soro fez medicacao, de depois de umas 3 ou 4 horas foram fazer a cirurgia, o que era pra ser 40min de cirurgia, foi + de 2:30 me disseram q o caso dela estava complicadissimo, ela teve 1 parada cardiaca, conseguiram estabilizar, e continuar com a cirurgia, + depois ela teve outra parada devido a demora da cirurgia e a complicacao e nao resitiu :( e agora estou com remorso, e nao sei se eles fizeram o correto de ter feito essa cirurgia no estado q ela estava, se tinha a possibilidade de medicar ela primeiro esperar dar uma melhorada , tem como vc tirar essas duvidadas pra mim? é tao dificel obrigada

    ResponderExcluir
  7. Ola tenho uma cocker de 11 anos ela já fez a cirurgia de retirada do utero à alguns anos, mais hoje reparei que estava com secreção, o que poderia ser ???

    ResponderExcluir
  8. Dr tira uma duvida minha cachorrinha esta prenha de 54 á 56 dias os filhotes estao vivos e.formados como costa no usg porem acusou piometra do outro lado, é possivel?

    ResponderExcluir
  9. Dr., minha cadela nunca apresentou nenhum sintoma da piometra, Quando resolvemos castrá-la a veterinária percebeu na cirurgia que a mesma estava com infecção no útero. A minha dúvida é a seguinte: se a retirada do útero infeccionado resolve o problema da doença e minha cadela foi para a cirurgia super saudável e sem nenhum sinal de qualquer doença, porque ela faleceu logo que acabou o efeito da cirurgia?

    ResponderExcluir
  10. Minha yorkshire de 3 anos apresentou piometra na prenhez de 53 dias de gestação abortou todos os 7 filhotes. O veterinário internou a e fez a cirurgia apois 5 dias. Ela ta recuperada...Minha dúvida é... Um cio antes eu a levei no veterinário com sintoma de gravidez psicológica e ele só receitou um remedio pra secar o leite. No cio seguinte aconteceu isso ou tava acontecendo antes e seria possível ela poder ter os bebês saudáveis uma semana após? Pois foi por pouco... E seria possível eles sobreviverem? Eu nem imaginava q fosse algo sério, pois só levei ela depois de 5 dias pq apresentava febre e magreza tava triste pensei q fosse pela perda dos neném... pq ele na ultra viu a doença e fez a intervenção logo... Graças a Deus. Agradeço

    ResponderExcluir
  11. boa noite minha cadela esta com corrimento de pus
    mais fora a isso ela nao tem nenhum sinal de doença esta saudável brincalhona e comelona urinando normal e bebendo quantidade comum de agua a levei ao vet por conta do corrimento e pelo fato de acreditar que a mesma esta prenha pos a cruzei no cio em seu periodo fertil é possivel minha cadela esta com piometra sem sintomas? serar que esse pus se nao for piometra pode fazer com que ela nao tenha seus filhotinhos? por favor aguardando resposta obrigado.

    ResponderExcluir