sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Piometra ( infecção uterina)

A piometra é um distúrbio uterino mediado pela progesterona nas cadelas e gatas. Todas as cadelas normais estão naturalmente expostas e enormes concentrações de progesterona no período do cio, deixando-as suscetíveis a uma infecção bacteriana. Essas bactérias são normalmente encontradas no trato urinário sendo a Escherichia coli a causa mais comum dessa enfermidade, tanto em cadelas como em gatas.
A piometra pode ser classificada como aberta ou fechada, ou seja, com ou sem corrimento vaginal, dependendo da capacidade do conteúdo uterino de fluir através da sérvix. A piometra fechada é mais grave, pois as femeas afetadas ficam doentes antes mesmo dos proprietários perceberem a existência de qualquer problema. Ao contrário, nas abertas, tem-se o corrimento vaginal óbvio, malcheiroso, com cor de pus, ou em tom de marrom por causa do sangue uterino, bem antes de ficarem seriamente doentes.
Os sinais clínicos da piometra incluem: perda parcial ou total do apetite, febre, letargia, perda de peso e aspecto descuidado, vômitos, diarreia e sede e micção excessivas. Cadelas com piometra fechada podem sofrer rompimento uterino o que é tão severo quanto e envolver tanto risco quanto se vê em um ser humano com o apêndice rompido. Os testes sanguíneos e urinários são compatíveis com infecção e podem indicar o envolvimento de outros órgãos que podem ser prejudicados por essa doença grave. Como exames complementares, raios-x e ultra-sonografia abdominal poder ser de muita validade no diagnóstico. Embora rara, a piometra pode atingir somente uma trompa uterina enquanto se tem a gestação em andamento na outra.
O melhor, mais confiável, mais rápido e menos caro tratamento para a piometra, após a estabilização da cadela é a esterilização (castração), é o tratamento de eleição na quase totalidade dos casos. O tratamento clínico da piometra aberta usando antibióticos e hormônios foi bem sucedido em cadela e gatas. Esses hormônios causam um esvaziamento do conteúdo uterino e uma diminuição nos níveis de progesterona no sangue. A presença de fetos vivos deve ser descartada por ultra-som, uma vez que os fármacos usados causam aborto e porque o tratamento não será bem sucedido em caso de sinais de gestação anterior no útero.
Cadelas e gatas precisaram realizar visitas diárias ao veterinário, para o melhor tratamento de suporte, possibilitar a administração fluidos, medicamentos intravenosos e o monitoramento de efeitos adversos decorrente do tratamento. O protocolo inclui 5 a 7 dias de aplicações de injeções. As reações físicas advindas do tratamento com hormônios são: inquietação, respiração ofegante, salivação, vômito, diarreia, micção, dilatação das pupilas, lambedura de pelos e lordose. Essas reações, quando ocorrem, se resolvem entre 5 e 60 minutos. Após cada aplicação essas reações diminuem em gravidade e duração.
A persistência do quadro ou a repetição do mesmo no cio seguinte sugere que deve ser considerado pelo clinico juntamente com o proprietário, o procedimento de castração da fêmea.

146 comentários:

  1. oi dr na verdade eu nem gostaria de fezer um comentario o que acontece é que levei minha cachorra ao veterinario após perceber que ela estava com um tipo de corrimento foi pedido uma ultrassom que dizia assim;
    figado dentro do gradil costal com parêquemia homog~enio hipoecogenico padrao vascular preservado, contornos regulares e bordas lisas

    vesícula biliar
    repleta com presença de conteudo anecogenico e espessura normal da parede

    baço
    discreta esplenomegalia com parequemia homogeneo normoecogenico superficies lisas e paredes finas

    rins
    em simetria com arquitetura preservada relação córtico-medular mantida e ecogenicidade normal

    vesicula urinaria
    em repleção adequada com conteudo anecogenico e espessura normal da parede

    aparelho reprodutor
    aumento de cornos uterinos com diametro medindo aproximadamente 2.0 ate 3.0cm com conteudo liquido denso e discreto espassamento da parede imagens sonograficascompativel com hemo ou piometra

    outros
    presença de conteudo gasoso fecal em trato intestinal com espssura normal da parede cavidade gastrica dentro dos limites da normalidade
    nao foram observadas alterações sonograficas em topografia de adrenais e pancreas
    nao foi observados aumento de linfonodos abdominais no momento

    ah dr e no dia que ela foi para a cirurgia ela se encontrava com otima disposição alegre e mesmo antes nao ficou nem um momento abatida so levei mesmo decorrente do corrimento existente então foi feita a cirurgia me ligaram para ir busca-la qundo cheguei ela estava aparentemente bem pensei que fosse ficar de obs mas nao disse que ja poderia leva-la entao ela deu uma pequena injeção que se tratava de antibacteriano para nao precisar dar o zelotril 150mg que eu ja estava dando ela ficou tranquila mas quando se passou umas 2hrs ela sangrou pela vulva os pontos estavam bons so que quando foi umas 21hrs ela começou a ter dificuldade de respirar e morreu do nada ela era um pit bull pequena de 4 anos me responda por favor gostaria de ter uma opinião confiavel e isenta do senhor desde ja agradeço um abraço
    ana paula

    ResponderExcluir
  2. dr.minha gata teve filhotes e agora está muito magra,sem apetite e cm diarreia muito forte...pode ser piometra?por favor me responda ou mande me um email...to preocupado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a minha ta assim e eu não sei o que fazer
      o que aconteceu com a sua?

      Excluir
    2. isso é ima infecção, pode ser gato morto ou a placenta do ultimo filhote n saiu

      Excluir
    3. Caroline Cardoseo me responda
      Minha gatinha teve filhotes a 10 dias foram 5 gatinhos aí agora hoje percebi que ela está com corrimentos meio esverdeado sabe vc sabe me disse oque será?

      Excluir
  3. minha cadelinha está com quase todos os sintomas do piometra, só não faz febre, a temperatura dela está sempre abaixo do normal,e o corrimento é pouco e sem cheiro,não tem diarreia e não faz tanto xixi.O resto dos sintomas ela tem todos,a veterinária dela acha que é o piometra,mas ela tem aproximadamente 1ano, isso é possível?

    ResponderExcluir
  4. DR. Tenho uma YorkShire e ela teve filhotes mais pensávamos q so erao 3, mais depois de 1/2 dia depois do nascimento dos 3 descobrimos q tinha um 4 filhote q ja estava morto dentro dela e talvez ja estaria em decomposição, ela fico com piometra, acho q devido as secreções os filhotes acabarão morrendo com a mesma infecção ( acho q infecção generalizada por serem muito novos ) ... levei ela ao veterinario e ele fez uma lavagem vaginal nela para retira o excesso da secreção e disse q aliviaria um poco as secreções ... ela esta muito ofegante e com poco apetiti ... ele receito : Energy Pet, Calcio ecovem, Mexacell, Dipirona, Drasil e Methergim ... Gostaria de saber se posso dar soro ou agua de coco para o unico filhote q sobreviveu ? e se vo te q real-mete ter q castra ela ! ... o medico falo para nao retir a mama do filhote mais tenho medo q ele pegue um infecção.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, Dr.
    Minha cadela a dois dias está com um corrimento meio amarelado, e lambe sem parar, mas agora não dá para controlar escorre quando ela levanta, o que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michele ja ela ela pra um veterinário analizar, não perde tempo

      Excluir
  6. Dr.gostaria de tirar uma duvida com vc, ver se vc pode me ajudar, pq estou com um aperto no coraçao e ja li quase td sobre o caso e ainda nao achei uma resposta, eu tinha uma pintcher , a uma semana ela parou de comer e levei ela na clinica pra descobrir , ela estava com piometra a medica disse que estava 10x maior q o normal, q era caso d cirurgia imediata, so q ela estava muito debilitada, fraca, e tambem ela é idosa tinha 12anos, eles deixaram ela no soro fez medicacao, de depois de umas 3 ou 4 horas foram fazer a cirurgia, o que era pra ser 40min de cirurgia, foi + de 2:30 me disseram q o caso dela estava complicadissimo, ela teve 1 parada cardiaca, conseguiram estabilizar, e continuar com a cirurgia, + depois ela teve outra parada devido a demora da cirurgia e a complicacao e nao resitiu :( e agora estou com remorso, e nao sei se eles fizeram o correto de ter feito essa cirurgia no estado q ela estava, se tinha a possibilidade de medicar ela primeiro esperar dar uma melhorada , tem como vc tirar essas duvidadas pra mim? é tao dificel obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha esta assim... Esta sendo medicada mas creio que resolva só com cirurgia Pq Ela não come nada. E estou com muito medo de perder ela.

      Excluir
  7. Ola tenho uma cocker de 11 anos ela já fez a cirurgia de retirada do utero à alguns anos, mais hoje reparei que estava com secreção, o que poderia ser ???

    ResponderExcluir
  8. Dr tira uma duvida minha cachorrinha esta prenha de 54 á 56 dias os filhotes estao vivos e.formados como costa no usg porem acusou piometra do outro lado, é possivel?

    ResponderExcluir
  9. Dr., minha cadela nunca apresentou nenhum sintoma da piometra, Quando resolvemos castrá-la a veterinária percebeu na cirurgia que a mesma estava com infecção no útero. A minha dúvida é a seguinte: se a retirada do útero infeccionado resolve o problema da doença e minha cadela foi para a cirurgia super saudável e sem nenhum sinal de qualquer doença, porque ela faleceu logo que acabou o efeito da cirurgia?

    ResponderExcluir
  10. Minha yorkshire de 3 anos apresentou piometra na prenhez de 53 dias de gestação abortou todos os 7 filhotes. O veterinário internou a e fez a cirurgia apois 5 dias. Ela ta recuperada...Minha dúvida é... Um cio antes eu a levei no veterinário com sintoma de gravidez psicológica e ele só receitou um remedio pra secar o leite. No cio seguinte aconteceu isso ou tava acontecendo antes e seria possível ela poder ter os bebês saudáveis uma semana após? Pois foi por pouco... E seria possível eles sobreviverem? Eu nem imaginava q fosse algo sério, pois só levei ela depois de 5 dias pq apresentava febre e magreza tava triste pensei q fosse pela perda dos neném... pq ele na ultra viu a doença e fez a intervenção logo... Graças a Deus. Agradeço

    ResponderExcluir
  11. boa noite minha cadela esta com corrimento de pus
    mais fora a isso ela nao tem nenhum sinal de doença esta saudável brincalhona e comelona urinando normal e bebendo quantidade comum de agua a levei ao vet por conta do corrimento e pelo fato de acreditar que a mesma esta prenha pos a cruzei no cio em seu periodo fertil é possivel minha cadela esta com piometra sem sintomas? serar que esse pus se nao for piometra pode fazer com que ela nao tenha seus filhotinhos? por favor aguardando resposta obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A MINHA TAMBEM ESTA COM ESSES SINTOMAS, MAS NUNCA TEVE FILHOTES, ELA ESTA ESCORRENDO UM LIQUIDO ORA FINO ORA GROSSO AMARELO DA VARGINA, MAS É SAUDAVEL BRINCA, CORRE, COME NORMAL, BEBE AGUA.ETC APARENTEMENTE ESTA NORMAL.MAS SAI ESSE LIQUIDO.FICOPREOCUPADA COM ELA. ME AJUDEM POR FAVOR!

      Excluir
    2. Leve ela ao veterinário provavelmente esteja com Piometra...a minha tbm estava assim e operou e esta no5 dia de recuperaçso

      Excluir
    3. Minha gatinha tb estava assim e teve que ser castrada e já vai no 3 dia de recuperação.... e está a tomar antibiótico e um anti inflamatório.... espero que recupere depressa para a ver com aquela energia toda....

      Excluir
  12. Minha cadelinha tem 4 anos e meio e esta com gravidez piscologica e escorrimento tipo uma cola sem mal cheiro sem apetiti e sem sede tb pode ser piometria

    ResponderExcluir
  13. Tenho uma cadela Pit bull de três meses e ultimamente ela tem passado bastante a língua nas partes dela e tem saído um escorrimento estranho. O senhor poderia me dizer o que é? Acho ela muito pequena pra ter isso, é normal ou pode ser alguma bactéria ou inflamação?

    ResponderExcluir
  14. oi minha cadela esta prenha eu acho que esta . ela ta com corrimento esverdeado e nnormal ja tem dois dia que ela ta assim

    ResponderExcluir
  15. Oi minha gata tem 2 anos esta com corrimento amarelado tipo cola. Pode ser inflamação?

    ResponderExcluir
  16. Oi minha cachorra está debilitada pois está assim depois de sair do sio pois esta perdendo um liquido marrom e bem fedorento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola minha cachorra tb esta assim , tou sem condicoes de pagar o veterinario , o que vc fez ????

      Excluir
  17. Oi minha cachorra está debilitada pois está assim depois de sair do sio pois esta perdendo um liquido marrom e bem fedorento

    ResponderExcluir
  18. Oi minha cadela está prenha pela primeira vez, e está um pouco estranha, está soltando um corrimento com uma mau cheiro, e parece q não consegue entrar em trabalho de parto! Gostaria de saber oq pode ser, mt gente me falou q pode ser liquido da bolsa! Oq pode ser?

    ResponderExcluir
  19. Oi minha pinch teve 4 filhotes agora esta morendo oq faço porq ela está sangrando muito e babando porq isso

    ResponderExcluir
  20. Oi minha pinch teve 4 filhotes agora esta morendo oq faço porq ela está sangrando muito e babando porq isso

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde, andei vendo e tive a dúvida se este é um problema exclusivamente de gatas não castradas. Minha gata é castrada e está com Piometria o que posso fazer?

    ResponderExcluir
  23. Doutor minha gata é castrada e de ontem p hoje ela está miando muito e está saindo um corrimento esverdeado da sua vagina o q faço pois está com dor pq está miando muito

    ResponderExcluir
  24. Doutor minha gata tomou injeção para não engravidar mas já estava gravida e eu não sabia depois que ela teve os filhotes fica escorrendo um liquido meio amarelo bem claro

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde. Minha cadela poodle está com corrimento de cor escura depois do ciclo.ela esta prenha.oqe fazer doutor?

    ResponderExcluir
  26. Bom dia. Minha cadela e poodle toy e tem 1 ano e meio e ela cruzou e agora está saindo um líquido tipo puz esverdiado o que pode ser dr ? O que devo fazer ?

    ResponderExcluir
  27. OLA, TENHO UMA PODLE TOY BEM PEQUENA, CASTRADA DESDE OS 2 MESES DE VIDA, IDOSA, JA TEM 14 ANOS E NAO APARENTA SINTOMAS DE UM CAO IDOSO. COME BEM, DORME BEM E ESTA BEM ATENTA E AGORA COMEÇOU A 5 DIAS COM ESSES SINTOMAS. LEVEI NO VETERINARIO E LOGO FALARAM EM CIRURGIA...MEDIANTE ESSES RELATOS QUE LI NESSES DEPOIMENTOS, FIQUEI NA DUVIDA DE OPERÁ-LA. COMEÇEI O TRATAMENTO COM ANTIBIOTICOS. VOU AGUARDAR A RECUPERAÇÃO ANTES DA CIRURGIA...É VIÁVEL???

    ResponderExcluir
  28. Olá,eu tenho uma gatinha desde que ela entrou no cio a primeira vez,ela só passa uma semana boa e na outra semana já entra de novo no cio,o que eu posso fazer?

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde! A mesma pergunta da SU...por favor dr...é a mesma situação que aconteceu com a nossa cadela... me esclareça

    ResponderExcluir
  30. Ola doutora eu tenho uma gata que tem uns 12 aninhos. Más da ultima vez q ela esteve grávida ela teve algumas complicações e veio a perde os filhotes. Depois de uns 2 meses, ela começou a coloca um líquido de cor marrom como se fosse sangue,levamos a mesma, para a veterinário ela passou um remédio para infecção pois achava que minha gata estava com INFECÇÃO URINARIA. E agora já faz uns 20 dias q minha gata não parou de colocar esse líquido só q agora O LÍQUIDO ESTA COM A COR DE PUS. Então vi seu post sobre piometria ( INFECÇÃO UTERINA) tenho certeza q minha gata esta com esse pro le de PIOMETRIA ABERTA. E o que eu posso fazer agora, que remédios posso da a ela. Desde já agradecida!

    ResponderExcluir
  31. Ola doutora eu tenho uma gata que tem uns 12 aninhos. Más da ultima vez q ela esteve grávida ela teve algumas complicações e veio a perde os filhotes. Depois de uns 2 meses, ela começou a coloca um líquido de cor marrom como se fosse sangue,levamos a mesma, para a veterinário ela passou um remédio para infecção pois achava que minha gata estava com INFECÇÃO URINARIA. E agora já faz uns 20 dias q minha gata não parou de colocar esse líquido só q agora O LÍQUIDO ESTA COM A COR DE PUS. Então vi seu post sobre piometria ( INFECÇÃO UTERINA) tenho certeza q minha gata esta com esse pro le de PIOMETRIA ABERTA. E o que eu posso fazer agora, que remédios posso da a ela. Desde já agradecida!

    ResponderExcluir
  32. Ola doutora eu tenho uma gata que tem uns 12 aninhos. Más da ultima vez q ela esteve grávida ela teve algumas complicações e veio a perde os filhotes. Depois de uns 2 meses, ela começou a coloca um líquido de cor marrom como se fosse sangue,levamos a mesma, para a veterinário ela passou um remédio para infecção pois achava que minha gata estava com INFECÇÃO URINARIA. E agora já faz uns 20 dias q minha gata não parou de colocar esse líquido só q agora O LÍQUIDO ESTA COM A COR DE PUS. Então vi seu post sobre piometria ( INFECÇÃO UTERINA) tenho certeza q minha gata esta com esse pro le de PIOMETRIA ABERTA. E o que eu posso fazer agora, que remédios posso da a ela. Desde já agradecida!

    ResponderExcluir
  33. Não sou veterinário, mas tenho estudado muito sobre a Piometra e outras doenças, nos estudos que ficou com a minha parte de pesquisas de doenças, rações, etc, descobri que ao castrar a sua gata, deverá perguntar ao veterinário como foi a cirurgia. Eu acredito que na Clínica que realizei a Castração devido a Piometra na minha gata, houve um fator na hora de dar os pontos, a invasão de uma bactéria e o ambiente não estava higienizado. Recentemente depois de 3 anosa 2 dias atrás, perdi a minha gata, ela morreu, pois não urinava direito e nem defecava.
    Se tiver um veterinário, gostaria de saber se das consequências ditas acima já estudado e visto, na consequência de uma gata ter nascido natimorto que levou a ter a Piometra, ela pode atingir outros órgãos como: Intestino e Útero?
    OBS: Acredito que havia mais coisas além da Piometra quando ví a ultra sonografia dela, ou foi a bactéria ou retornou, deixando despercebido o estouro de uma das bolsas.
    Quem tiver uma resposta, gostaria muito para juntar aos meus documentos e estudos.
    Vinicius Carlos de Medeiros e Claudia Berol de Medeiros - Gatil sui Irum Uiba.

    ResponderExcluir
  34. Queria saber c pode pegar em humano também? Porque acho que minha gatinha tem isso é ela é muita apegada a mim e gosta de dormir na minha cama e está soltando esses líquidos??

    ResponderExcluir
  35. minha cachorra esta gravida e agora esta saindo um liquido preto dela oque sera ?

    ResponderExcluir
  36. minha cachorra esta gravida e agora esta saindo um liquido preto dela oque sera ?

    ResponderExcluir
  37. Ola, minha pitbull cruzou pela primeira vez, e pegou a cria, mais sempre sai um liquido transparente e sempre lembe, e suas fezes estao muito escuras , isso pode ser um aborto ?

    ResponderExcluir
  38. Oi doutor minha cachorrinha não consegue fazer xixi depois que foi operada pra tirar seus bebê . Pq acontece isso o q eu faço . O veterinário falou se ela não consegui urinar até amanhã e pra levar pra colocar sonda . Será q faço isso ou tem outra opção.

    ResponderExcluir
  39. Oi doutor minha cachorrinha não consegue fazer xixi depois que foi operada pra tirar seus bebê . Pq acontece isso o q eu faço . O veterinário falou se ela não consegui urinar até amanhã e pra levar pra colocar sonda . Será q faço isso ou tem outra opção.

    ResponderExcluir
  40. oi doutor minha gatinha parece estar gravida mas percebi a um dia q ela anda saindo um liquido tipo uma salmora vermelho claro oq faço.

    ResponderExcluir
  41. BOA TARDE
    minha cachorrinha esta prenha deve esta quase completando 2 meses e esta soltando uma borra preta tipo sangue(grosso)tem uns 3 dias ja e nada de nascer filhote sera que eles estão mortos ou ela esta em trabalho de parto?

    Alguem pode me ajudar

    ResponderExcluir
  42. BOA TARDE
    minha cachorrinha esta prenha deve esta quase completando 2 meses e esta soltando uma borra preta tipo sangue(grosso)tem uns 3 dias ja e nada de nascer filhote sera que eles estão mortos ou ela esta em trabalho de parto?

    Alguem pode me ajudar

    ResponderExcluir
  43. Dr. Estou com uma cadela que cruzou a 25 dias. Durante 4 dias primeira cruza do 3o cio. Notei um agrecimento nela e um pequeno corrimento vaginal. Fui ao medico ele receito um anti microbiano por 7 dias. Não deu resultado. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  44. Dr. Estou com uma cadela que cruzou a 25 dias. Durante 4 dias primeira cruza do 3o cio. Notei um agrecimento nela e um pequeno corrimento vaginal. Fui ao medico ele receito um anti microbiano por 7 dias. Não deu resultado. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  45. Tenho uma cachorra americana ganhei ela a pouco tempo e ela estava com sinomose medicamos com antibióticos invejável é ela sarou. Ela está prenhe e não sei dw quanto tempo. A cinco dias esta escorrendo um líquido verde escuro dela o que pode ser???

    ResponderExcluir
  46. Olá, minha cadela,(Pastor alemão), tem 8 anos e sempre tev uma saúde de ferro, teve filhote pela primeira vez a 2 anos.agor apresenta um quadro assim: um corrimento amarelo, que ela lambe o tempo todo. onde ela senta fica uma possa, que parece urina com sangue, pois é muito mal cheiro de pôdre, parece que ela está com incontinência ou este líquido rosado estranho pode ser outra coisa? ela anda bebendo muita agua e fica mais cansada e ofegante as vezes. temtei levear ao veterinário, mas confesso me cobraram muito caro e estou passando por uma fase complicada,(desempregada). não tive recursos para fazer os exames. sou de Belo Horizonte e quero muito cuidar de minha cachorrinha. pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  47. Muito obrigado isso me ajudou muito no meu esclarecimento muito obrigado.

    ResponderExcluir
  48. Olá minha cachorra e da raça Pinscher e está saindo um negoso verde escuro da vagina dela e ela está prenha e da raça Pinscher estou preocupado mi ajude por favor isso acontece ontem de manhã e hoje Aida está saindo

    ResponderExcluir
  49. Boa Noite!
    Tenho uma cadela da raça PINSCHER, com 3 anos. Estou percebendo que depois que acabou o cio, ficou saindo da vagina dela um líquido parecido com xixi, não tem cheiro. Qual a medicação indicada? Estou achando ela triste. Ela só tem 3 patas.

    ResponderExcluir
  50. Boa noite , veterinário preciso saber o que está acontecendo com a minha gata .
    Ela está com um vazamento vaginal amarelo , e não come .
    Ela está assim já faz uma semana , pós este vazamento começou 03/10/2016 , e está até hoje .
    Não posso levá-la ao veterinário pós estou sem dinheiro agora
    O que posso fazer para ajudá-la por uma semana ?

    ResponderExcluir
  51. Boa noite , veterinário preciso saber o que está acontecendo com a minha gata .
    Ela está com um vazamento vaginal amarelo , e não come .
    Ela está assim já faz uma semana , pós este vazamento começou 03/10/2016 , e está até hoje .
    Não posso levá-la ao veterinário pós estou sem dinheiro agora
    O que posso fazer para ajudá-la por uma semana ?

    ResponderExcluir
  52. MINHA GATA DEOIS DE UM CIO POIS ELA TOMA VACINA PARA EVITAR, FICOU COM UM CORRIMENTO AMARELADO SEMELHANTE A P ÚS QUAL O ROCEDIMENTO QUER DEVO TOMAR,ELA PERDEU P ESO,

    ResponderExcluir
  53. minha cachorra esta som um mal cheiro de vez em quando isso pode ser do cio?

    ResponderExcluir
  54. Olá, minha cadela deu cria a uma semana, é normal ter um corrimento, escuro? Ela senta e fica manchado o chão com a secreçao q sai dela.

    ResponderExcluir
  55. Desde do dia 18 minha gata esta com corrimento claro, hoje esta pior, mas sexta ela esta agenda pra ser capada posso esperar até la?

    ResponderExcluir
  56. Minha cadela entro no cio depois de um mes e pouko ele começou a sangrar mto perdeu peso e tdo agra depiis de quase um mes depois ela continua com um vazamento vaginal e tah magra os olhos delas estão com muita remela e ela esta fraca mais come normalmente oque será q ela tem q remédio seria bomm porque nn tenho condições de levar ela em um veterinário

    ResponderExcluir
  57. Ola doutor uma duvida , e normal sair uma secreçao em uma cachorra filhote de no minimo 50 dis de nascida?

    ResponderExcluir
  58. Ola doutor uma duvida , e normal sair uma secreçao em uma cachorra filhote de no minimo 50 dis de nascida?

    ResponderExcluir
  59. Boa tarde, a minha cadela está prenha de 29 dias, e ontem começou a ter diarréia e começou a tomar bastante água e fazer bastante xixi em lugares diferentes do normal, já levei no Vet, estou dando antibiótico, porém eu gostaria de saber se isso eh normal de cadela gestantes ou eh alguma bactéria grave?

    ResponderExcluir
  60. Boa tarde Dr, minha cachorra está prenha de 29 dias, e desde de sexta feira está com diarreia é bebendo muita água e fazendo muito xixi bem clarinho em lugares diferentes ela não está comendo a ração optei em dar fígado e peito de Frango para ela não ficar sem comer, a Vet indicou um antibiótico, porém gostaria de saber se esses sintomas são normais para cachorra prenha ou se eh alguma bactéria grave?

    ResponderExcluir
  61. Olá doutor minha cachorrinha e uma pudor e ela visou uma vez e perdeu a cria, eu tive que fazer uma sirurjia para tirar o útero dela é já faz ums mês e ñ ficou boa ela tem um grande mau cheiro não sei mais o que fazer

    ResponderExcluir
  62. Dr por favor me ajude eu não sei mais o que fazer pra minha cachorrinha ficar boa já dei vários remédios e ela não fica boa eu estou tão desesperada que já pensei até em sacrificá lá pq eu não aguento mais ver ela sofrendo me ajude Dr...

    ResponderExcluir
  63. Olá doutor minha cachorrinha e uma pudor e ela visou uma vez e perdeu a cria, eu tive que fazer uma sirurjia para tirar o útero dela é já faz ums mês e ñ ficou boa ela tem um grande mau cheiro não sei mais o que fazer

    ResponderExcluir
  64. Boa noite tenho uma Pit Bull e ta Penha tá pra ganha os filhote e não para de Sai um liquido esverdeado dela

    ResponderExcluir
  65. Q tipo de remédio é adequado para dar a uma cachorra com piometra???

    ResponderExcluir
  66. Q tipo de remédio é adequado para dar a uma cachorra com piometra???

    ResponderExcluir
  67. boa tarde !! tenho uma cachorrinha de 4 meses e percebi que de uns dias pra cá ta saindo um liquido esverdeado da vagina dela .oque pode ser Dr ??

    ResponderExcluir
  68. Ola Dr tenho uma cachorra labrador de 3 anos... ja tem um tempinho q percebemoa q a vagina dela esta ficando aberta e muitoo molhada e com bastante sangue... ... e nao esta no periodo de menstruar de dela... e ela fica coçando o que pode ser??

    ResponderExcluir
  69. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  70. Dr a pioneira pode ser tratado com amoxicilina 500 mg

    ResponderExcluir
  71. Minha cachorra e castrada não possui o útero mais, e ja faz mais de 3 anos isso.

    Porem essa semana começou a pingar umas gotas de sangue e ela fica limpando a vagina o tempo todo.


    O que pode ser?

    ResponderExcluir
  72. Olá.. . Minha cadelinha é filhote tem 3 meses e faz uns 3 dias q ela tá urinando uma cor de urina parecida com suco de uva. Poderia me explicar o que poderia ser. É grave?? Só esse sintoma
    Ela é lhasa

    ResponderExcluir
  73. Olá minha cadela está com a vagina inchada e saindo sangue a mais de 15 dias isso é normal?

    ResponderExcluir
  74. Doutou minha cachorra abortou e ficou com um corrimento muito forte esverdiado ou marom o dia inteiro por favor mim ajude e q posso fazer pra ela fica boa pois não aguento mas ela suja a casa inteira

    ResponderExcluir
  75. Oque posso fazer quando a vagina da minha cadela está pra fora depois de ter cruzado

    ResponderExcluir
  76. Doutou minha cachorra abortou e ficou com um corrimento muito forte esverdiado ou marom o dia inteiro por favor mim ajude e q posso fazer pra ela fica boa pois não aguento mas ela suja a casa inteira

    ResponderExcluir
  77. oi dr minha cachorrinha de tres anos teve piometra (infecção no utero) ela precisou fezer cirurgia.só que teve vazamento dentro dela,já tem tres dias que foi realizada a cirurgia e ela continua se sentindo mal.não tem apetite,tá sempre cansada e triste.o que posso fazer por ela.por favor me ajude.

    ResponderExcluir
  78. ola minha pinsher foi atacada por outro cao e perdeu a cria levei ela ao vetelinario e ele so passou essa injecao gentamicina nao foi feito ultrason na minha cidade nao tem e agora ela ta com diarreia de sangue oque devo fazer

    ResponderExcluir
  79. Boa noite dr. Minha cachorrinha e uma rotvailer, o cio fala acabou segunda feira (o sangue). Porém hj observei q ela está com um corrimento cor de café com leite... mais ela está comendo e está normal, será algo grave?

    ResponderExcluir
  80. Boa noite dr. Minha cachorrinha e uma rotvailer, o cio fala acabou segunda feira (o sangue). Porém hj observei q ela está com um corrimento cor de café com leite... mais ela está comendo e está normal, será algo grave?

    ResponderExcluir
  81. Minha cadela da raça pit bull tem um aborto! As o aborto ela ficou com infecção corrimento d líquido meio amarelo, o que devo fazer, qual medicamento devo usa ?

    ResponderExcluir
  82. Minha cadela da raça pit bull tem um aborto! As o aborto ela ficou com infecção corrimento d líquido meio amarelo, o que devo fazer, qual medicamento devo usa ?

    ResponderExcluir
  83. doutor minha gata depois de ter filhotes esta com fastil, vomita,e parece que um filhote dela vai morrer estou muito preucupada porfavor me responda sou uma menina de dez pedindo ajuda minha mae esta fazendo o pussivel para deixar a gata viva e deixar o filhote vivo

    ResponderExcluir
  84. Boa noite minha shihtuz tem 6 meses
    E estava no cio agora o cio já está acabando e começou a sair uma secreção amarela o que pode ser
    Ela é muito nova pra ser piometra

    ResponderExcluir
  85. Bom dia estava eu com minha gata de 6 meses no sofa. Do nada eu olho para o cola dela e na ponta esta inchado com um furinho. Dei uma apertadinha e saiu muito pus. E ja fas mais d uma semana e continua inchado e com pus oque deve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja oque era tinha um berni na ponta da cola dela estava sangrando fui ver ele tava saindo tirei fico um biracao

      Excluir
  86. Olá boa tarde gostaria de saber se pode mim ajudar? Tenho uma cadelinha de 3 meses e ela está com corrimento amarelo parece pus estou procuranda com ela.

    ResponderExcluir
  87. Boa noite minha gata acabou de ter filhotes e tá soltando um corrimento amarelo que pinga o dia inteiro, oque pode ser e qual o melhor tratamento e quem sabe o valor?

    ResponderExcluir
  88. Boa noite minha cachorra esta na fase final da gestação, neste ultimos 2 dias esta com uma diarreia de cor vermelha escura e a barriga achei que esta mais inchada do normal, isso esta lhe deixando muito fraca...lhe agradeço se puder me dar alguma dica, infelizmente na minha cidade nao contamos com nenhum profissional na area, obrigado

    ResponderExcluir
  89. Olá,Dr.minha cadela está com gravidez picicologica está cheia de leite e apresentando corrimento esverdiado o que devo fazer no momento?

    ResponderExcluir
  90. Minha cadela foi diagnosticada com Piometra porem é pouco e esta fazendo tratamento, sera que ela poderá engravidar?

    ResponderExcluir
  91. Bom dia, minha cadela saiu do Clio há um mês ela cruzou e tomava injeção, minha dúvida é a seguinte, ela cruzou mto e logo q saiu do Cio reparei q ela não quis comer mais direito, faz uma semana q começou a sair um líquido com pus e agora um sangramento ela emagreceu e está amoadinha, poderia ela ter perdido os filhotes???

    ResponderExcluir
  92. Oi tenho um cachorro que está com mau cheiro de carniça e sua vagina está para fora e sai um pouquinho de sangue o que será que é e tá muito feio por favor me ajudem grata

    ResponderExcluir
  93. Oi boa noite que tô tirar uma dúvida. Minha gata voltou para casa na calada da noite miando como se fosse de parto posso 2 noites miando , quando fui olhar tinha espelho água creio eu que ela tenha abortado. Desde então ele tem relapso de dor e mia bastante só que tem estágios de dor, a dor vai e volta e está saindo um escre tô meio esverdeado da vagina dela, mas não fede. Ela está se alimentando bem fazendo suas necessidades normal.
    Mas não sei o que fazer? Sei que tenho q procurar um veterinário mas agora n tenho condições. #me ajude.

    ResponderExcluir
  94. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  95. Dr. Levei minha cadelinha no vet e ele disse q ela está com piometria, tem cerca de 1/2 semana q estamos fazendo tratamento e agora começou a sair leite das mamas dela, isso é normal? Oq faço?

    ResponderExcluir
  96. Ola boa noite castrei minha gatinha tem.uma semana e perto de retira os pontos. Percebi que estava saindo um líquido amarelo. Tenho certeza que infeccionou oque eu faço....

    ResponderExcluir
  97. dr. minha cadela e da raca pitbull, e o primeiro cio dela foi a um mês atras e desde então ela esta um pouco barrigudinha porem nao apresenta nenhum dos sintomas de gravidez. Hoje prestei atencao e notei que saia um muco verde e um pouco de sangue de sua vagina. oque pode ser.

    ResponderExcluir
  98. Dr.minha cadela aparentemente esta grávida,chegou a produzir leite mais secou,é no período do cio ela cruzou.Já se passaram 2 meses,é ela não deu cria alguma e hoje ela se encontra tendo esta secreção amaronzada,o que ela teria?

    ResponderExcluir
  99. olá, gostaria de tirar uma dúvida, e que tenho uma gata porém ela já é castrada mas alguns dias observei que ela está liberando do órgão sexual uma secreção purulenta. lendo este artigo pude constatar que ela está com suntomas semelhantes aos descritos Ness artigo. será que ela está com esse problema mesmo já sendo castrada. desde já agradeço sua atenção em solucionar minha dúvida. obrigada

    ResponderExcluir
  100. olá, gostaria de tirar uma dúvida, e que tenho uma gata porém ela já é castrada mas alguns dias observei que ela está liberando do órgão sexual uma secreção purulenta. lendo este artigo pude constatar que ela está com suntomas semelhantes aos descritos Ness artigo. será que ela está com esse problema mesmo já sendo castrada. desde já agradeço sua atenção em solucionar minha dúvida. obrigada

    ResponderExcluir
  101. minha cadela salsicha estar com um sangramento marrom e ta com 56 dias de gestaçaô e ta sem querer comer serà que vai precisar de uma cesàrea

    ResponderExcluir
  102. Tenho uma Pastor Alemão de 3 meses e ela está com sangramento vaginal o que pode ser?

    ResponderExcluir
  103. A minha cachorra tem 3meses e tá saindo secreção de dentro da sua vagina. É uma secreção de pus isso pode ser grave

    ResponderExcluir
  104. Minha gata está com escorrimento muito forte, e só vi quase agora quando cheguei do trabalho, e em minha cidade não tem veterinário essa hora, não sei oq fazer, será que ela aguenta até amanhã?

    ResponderExcluir
  105. Minha cadela tem 3 meses e percebi que está saindo uma secreção dela o que será é normal??

    ResponderExcluir
  106. A minha cadela estava com a barriga inchada e dura ai agora a barriga dela ta normal mas so q agora ela esta com corrimento verde o q pode ser

    ResponderExcluir
  107. Tenho uma gata e faz dois meses que ela teve cria, só que os dois gatinhos nasceram mortos... e de lá para cá sai um corrimento, um líquido-gelatinoso na cor Platina e ela mia muito. Ja pensei em levalala um veterinário! Só que na minha cidade não tem veterinário e o mais próximo, fica a 300k. O que devo fazer?
    Alguém pode me ajudar por favor?

    ResponderExcluir
  108. Olá, recentemente tive uma cadela q não resistiu à doença piometra. Tenho outra cachorra que acabou de ter filhotes e está com sintomas parecidos como secreção vaginal e não consegue andar, pois as patas traseiras estão fracas! Seria possipos ela ter essa doença nesse periope?

    ResponderExcluir
  109. Olá meu amigo meu cachorro tá com um corrimento verde na vagina oque fazer

    ResponderExcluir
  110. Ola dotor , minha cachorra pit bull tem 3 meses , ela e bem novinha , mas anteontem o meu cachorro se soltou e eu nao sei se ele pegou ela , mas des desse dia ela esta com corrimento e normal?

    ResponderExcluir
  111. Minha cadela tá prenha mas não tá na hora de parir falta um mês ainda mas ela perdeu um líquido como água e tá saindo uma gosma grude tá da vagina dela será que ela perdeu a cria

    ResponderExcluir
  112. Boa noite minha cachorra teve filhotes ,e reparei que está sangrando um pouco mas este verde escuro,sendo que ela acabou de parir agora

    ResponderExcluir
  113. Boa noite. É um pouco longo mas preciso explicar para que entendam.
    Adotei uma gatinha e sabendo das complicações da não castração planejei e castrei ela aos 5 meses. Tudo bem! Quando ela completou exatamente 1 ano apresentou o 1° cio.( achei estranho pois ela era castrada) como nunca mais aconteceu, nem me preocupei .
    Se passou mais 1 ano e quando ela completou exatamente 2 anos, apresentou o 2° cio; 30 dias depois teve o 3° cio! ( quase pirei) e ai começaram os problemas.
    Minha gata ficou prostrada,gemente, vomitava e saia um pus da vagina dela .
    Levei ao veterinário urgente que logo desconfiou se tratar de piometra de coto, fez ultrassom e foi visualizado o ovário esquerdo( síndrome do ovario remanescente) como a infecção estava muito forte optou por tratar e posteriormente operar .
    Ela fez o tratamento melhorou .
    1 mês após teve o 4°cio, e dessa vez saiu sangue , ficou desfalecida.
    Levei urgente internou, tinha obstruido
    a uretra, e estava com uma bactéria q baixou a imunidade . Tratou. Melhorou
    Agora em maio entrou no cio de novo, saiu secreção purulenta e novamente ficou muito mal .
    Foi qndo eu pedi pfv vamos operar logo, mesmo com a infecção pq só tratar e esperar melhorar pra operar n está resolvendo . Operou . Retirou o ovário e descobriu que tinha um cisto junto por isso tanta infecção recorrente .
    Nossa que bom ! Agora resolveu o problema de uma vez por todas ! Isso foi em maio de 2018.
    Gente minha gata já apresentou 3 cios . 1 por mês após a cirurgia .
    Aí a vet falou dos hormônios circulantes,que geral mente pode ficar até uns 90 dias no corpo .
    Ela está no cio há 8 dias, como se sabe a vagina fica inchada e com presença de um muco transparente.
    Mas hj percebi mais amarelado . Já tô preocupada .
    É normal ? Me ajudem, já viram algum caso parecido?
    Será que minha gata sempre vai ter cio ? Mesmo operada 2x!

    Não sei se tem sentido . Mas sempre q ela teve contato com animal do sexo oposto mesmo q cachorro ela retorna no cio.
    Obrigada . Espero opiniões .

    ResponderExcluir
  114. Minha cadela ontem estava com a vagina enchada e hoje onde estava enchado abriu um buraquinho e está saindo um sangue misturado com alguma coisa e ela tem dois meses que pariu e está com sangramento até hoje e agora oque é que pode ser

    ResponderExcluir
  115. Minha cadela está no cio ao que parece. Mas ela não está sangrando. Ela já tem 9 anos e percebi que ela está com a vagina inchada como se estivesse no cio e está soltando um liquido incolor e indolor. O que pode ser? Devo levar ela ao veterinado? Pode ser grave? Detalhe. Ela nunca cruzou

    ResponderExcluir
  116. Ola , doutor ! Peguei um gatinho orfão de aproximadamente 4 semanas. De ontem pra hoje ela está soltando uma secreçao branca e dura pela vagina. E faz força para expelir. O que pode ser, já que ela é tão novinha?

    ResponderExcluir
  117. Minha cadela teve 4 cachorrinhos no dia 23/8/2018 e hj ela esta tendo sangramento vaginal. Isso não é normal né?

    ResponderExcluir
  118. Ola minha cachorra esta com um corrimento amarelo ela ainda e filhote tem 3 mesesmeses... Oq poderia ser ?

    ResponderExcluir
  119. Boa noite , minhanpintvher entrou em trabalho de parto só que está na saída da vulva um tipo de bola de placenta só não sai filhotes ???????????

    ResponderExcluir
  120. Minha gatinha tem 2 anos já pariu 2 vezes e comeu os seus filhotinhos e agora só fica lambendo a vagina está saindo uma secreção mau cheirosa porém não tem os sintomas acima!

    ResponderExcluir
  121. Doutor a minha cachorra é pinscher dia 13 de dezembro vai fazer 30 dias que ela teve filhotes e comecei a notar ontem a noite que na vagina dela saiu uma secreçao ai fui limpar a casa dela e tinha xixi na caminha dela estou super preocupada

    ResponderExcluir
  122. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  123. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  124. Dr, minha gatinha teve um aborto espontâneo ontem, 4 gatinhos nasceram mortos, e nesta noite percebi que ela está expelindo um líquido marrom, uso é normal? O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  125. Dr estou cuidando de uma cadela que foi abandonada e estava prenha, porém,perde p toda cria não sei quanto tempo estava de gestacge,mais os filhotes sairam podres, hoje ela esta colocando pus pela vagina,iss já está com 15 duas. O que faço?

    ResponderExcluir
  126. Bom dia Dr. Tenho uma cachorrinha pittbul com 2 meses e meio e já faz 1 mês que ela tem um corrimento vaginal intenso já levei ao veterinário e trataram por vaginite já dei 2 tipos de antibióticos pra ela e nada de resolver o problema dela o faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peguei uma gatinha abandonada cm esses sintomas,levei ao veterinário e os exames constataram piometra. Uma infecção uterina. O tratamento é a remoção o aparelho reprodutivo. Só que a gatinha fez a cirurgia e continua cm o corrimento. Estou muito preocupada.

      Excluir
  127. Boa tarde dr,não sei se esse artigo ainda é válido. Mas gostaria de perguntar algo. Minha gatinha teve piometra primeira e foi castrada. Mas continua cm o corrimento de odor forte. To muito preocupada,me diga Dr o que pode ser dessa vez?

    ResponderExcluir
  128. Minha cachorro está prenha e deu vaginite quais os riscos dela e dos filhotes?

    ResponderExcluir