quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Em breve poderemos realizar o tratamento mais indicado e da melhor forma para os animais

Projeto limita uso de medicamentos antimicrobianos em animais

A Câmara examina o Projeto de Lei 1847/11, do deputado Jairo Ataíde (DEM-MG), que trata da classificação dos medicamentos antimicrobianos, segundo a sua importância para a saúde humana e animal.

A preocupação do deputado é com o fato de muitos micro-organismos patogênicos, ou seja, causadores de doenças, criarem resistência a esses medicamentos, reduzindo ou anulando a eficácia do tratamento.

Esta, segundo ele, constitui uma preocupação permanente entre as autoridades responsáveis pela saúde pública e sanidade animal em todo o mundo.

O texto do projeto considera antimicrobianos os medicamentos utilizados na profilaxia ou no tratamento de doenças infecciosas, observando-se subsidiariamente a nomenclatura e a classificação adotadas pelos organismos nacionais e internacionais de referência para o tema.

O projeto distribui estes remédios em graus de importância para a saúde humana e animal e proíbe a utilização de alguns deles em determinadas situações justamente para evitar que eles os micro-organismos criem resistência aos medicamentos.

Limites

Pela proposta, os órgãos do Poder Público Federal responsáveis pelas áreas de saúde e agropecuária classificarão os medicamentos antimicrobianos nas seguintes categorias: “criticamente importantes”, “altamente importantes” e “importantes” para a saúde humana e animal, observados os critérios e parâmetros recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE).

O projeto proíbe o uso como aditivo zootécnico melhorador de desempenho de medicamento antimicrobiano considerado “criticamente importante” ou “altamente importante” para a saúde humana.

Permite, no entanto, o uso desses medicamentos em animais, em caráter excepcional, mediante autorização do Ministério da Agricultura ou em conjunto entre o órgão e o Ministérios da Saúde, quando se tratar de medicamento “criticamente importante” para a saúde humana.

Disseminação de bactérias

O autor acredita que estas medidas de redução do emprego irresponsável de medicamentos na criação de animais favorecerá a emergência e a disseminação de bactérias resistentes, causadoras de infecções de difícil tratamento, tanto nos animais, quanto nas pessoas.

Segundo ele, os micro-organismos resistentes podem infectar as pessoas de várias formas: pelo consumo de alimentos contaminados, pelo contato com animais, ou propagados pelo ambiente, por meio de água contaminada, por exemplo.

Ataíde explica que os genes de resistência aos antimicrobianos podem transferir-se de micro-organismos presentes em animais para aqueles causadores de doenças no ser humano.

“Animais domésticos e alimentos de origem animal são transportados e comercializados por todo o mundo e, consequentemente, o surgimento de um foco de resistência a antimicrobianos em determinado país torna-se um problema potencial para muitos outros”, afirma.

Tramitação

A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.(Agência Câmara de Notícias)

21 comentários:

  1. Eu e o meu namorado estamos na iminência de nos separarmos e não temos andado mt bem psicologicamente. Principalmente eu, q sou mais transparente, ele guarda mais as coisas pra ele. Sempre ouvi dizer q os animais percebem os nossos estados de espírito mas noto q o meu gato (o Chico) anda mt nervoso, acelerado e não nos dá mimo como costumava fazer. É normal? OS gatos são alheios ao q se passa à volta deles? Ou eles entendem o sofrimento dos donos? Ontem, dp de ter dormido uma noite fora de casa já q estamos a dar um tempo, ele nem veio me receber à porta como semp fazia...

    ResponderExcluir
  2. meu cachorro pegou muito carrapato ,consegui acaba com eles , mais agora ele nao anda mais, so meche com a cabeça ,ele come ,as vista dele esta remelando muito, o que pode se ,faz as necessidade dele deitado. ele tem mais de 12 anos . a raça dele e cook.

    ResponderExcluir
  3. eu tenho uma cachorrinha poodle que eu peguei da rua a 1 ano mais ou menos,
    ela ja veio pra minha casa prenha, ela teve 3 filhotes, tudo super numa boa,
    doamos os filhotes, isso faz uns 7 meses...
    agora de uns dias pracá ela ficou muito mal, nem conseguia se mexer,
    só vomitava e vomitava...
    levei ela no veterinário e ele disse que ela tinha penaumonia e virose.
    dei os remédios indicados a ela...
    agora ela fica super agitada, treme e late o dia todo, e só faz necessidades "verdes e moles"
    age como se fosse outra cachorra D=

    por favor você sabe me dizer oque ela tem? oque posso fazer?

    ResponderExcluir
  4. Meu cachorro não para de se tremer faz 4 dias e estou achando ela pra baixo a raça é pincher o que pode ser?

    ResponderExcluir
  5. boa tarde, tenho um bull terrier de 5 meses de idade com a vacinação em ordem. gostaria de saber se ele pode vir a se contaminar pelo virus da cinomose,

    ResponderExcluir
  6. boa tarde, tenho um bull terrier de 5 meses de idade,gostaria de saber se ele pode vir a se contaminar pelo virus da cinomose,obrigada aquem me der atenção.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite dr tenho um golden de 3 anos e elr está se lambendo muito a patinha e fazendo ferida. Queria saber se tem alguma coisa qur posso passar p ele parar de lamber como algo amargo sei lá obrigada

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Dr. Roberto, tudo bem?

    Tenho uma cachorrinha de 5 meses, e de uns 3 ou 4 dias pra cá, ela vem apresentando contrações involuntárias tanto no corpo quanto na região superior da cabeça, além de uma secreção na região dos olhos (como uma espécie de remela). Ela tem tomado bastante leite e água, tem comido normalmente, raramente não come, mas está tristinha, olhar cabisbaixo, e aparentemente fraquinha. O que pode ser?

    Desde já, agradeço pela atenção.

    Atenciosamente

    Samuel

    ResponderExcluir
  9. Oi o meu cachorro esta com uma doença que e não sei o que e ele ele apresenta o seguintes sintomas ele esta muito magro, mais ele esta se alimentando ainda tem os olho cheios de remela esta um pouco cego e tem muito muco saindo pelo focinho por favor pode me dizer que doença e e que remedio eu posso dar para ele

    ResponderExcluir
  10. Oi o meu cachorro esta com uma doença que e não sei o que e ele ele apresenta o seguintes sintomas ele esta muito magro, mais ele esta se alimentando ainda tem os olho cheios de remela esta um pouco cego e tem muito muco saindo pelo focinho por favor pode me dizer que doença e e que remedio eu posso dar para ele

    ResponderExcluir
  11. Oi o meu cachorro esta com uma doença que e não sei o que e ele ele apresenta o seguintes sintomas ele esta muito magro, mais ele esta se alimentando ainda tem os olho cheios de remela esta um pouco cego e tem muito muco saindo pelo focinho por favor pode me dizer que doença e e que remedio eu posso dar para ele

    ResponderExcluir
  12. Olá...
    Tenho um shitzu e ele escapou e qdo voltou p casa estava vm um olho saltado p fora e com sangue ao redor e o outro quase fechado ...
    Por minhas condições financeiras n estarem nada bem e aqui na minha cidade ninguém ajuda n levei so veterinário...
    Só estou dando remédio p dor, faxem 3 dias. Passo soro no olho saltado mais esta muiyo feio parece coberto de alguma coisa... Só n tem mais sangue
    N sei mais oq fazer... dor acredito q ele n esteja passando mais ne ajude por favor n quero q ele sofra.

    ResponderExcluir
  13. Olá...
    Tenho um shitzu e ele escapou e qdo voltou p casa estava vm um olho saltado p fora e com sangue ao redor e o outro quase fechado ...
    Por minhas condições financeiras n estarem nada bem e aqui na minha cidade ninguém ajuda n levei so veterinário...
    Só estou dando remédio p dor, faxem 3 dias. Passo soro no olho saltado mais esta muiyo feio parece coberto de alguma coisa... Só n tem mais sangue
    N sei mais oq fazer... dor acredito q ele n esteja passando mais ne ajude por favor n quero q ele sofra.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia, esta saindo um líquido (creio que do pênis) do meu cachorro e deixa ele todo molhado na parte de baixo,eu acho que não pode ser urina, ele estava deitado agora e quando levantou, estava ensopado e o chão todo molhado, o que pode ser ?

    ResponderExcluir
  15. Bom dia, esta saindo um líquido (creio que do pênis) do meu cachorro e deixa ele todo molhado na parte de baixo,eu acho que não pode ser urina, ele estava deitado agora e quando levantou, estava ensopado e o chão todo molhado, o que pode ser ?

    ResponderExcluir
  16. Oi o meu cachorro Ele ta muito gripado,e com os olhos cheio de remela e o nariz entupido e ta muito magro. Oque eu devo dar de remedio pra ele?

    ResponderExcluir
  17. Boa noite eu tenho um pinxe ele como bem. mais faz uns dias pra ca ele está com fraqueza nas patas traseira

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde ..
    Minha pit bull esta com 55 dias de gestaçao e hoje começou a sair um liquido escuro e meio grosso pela vagina em pequenas qantidade .e normal ?

    ResponderExcluir
  19. Olá meu teckel (salsicha)
    Está perto de fazer dois meses.
    E estava tudo bem até meu pai comprar outra ração pra ele diferente. E apesar de esta também ser para filhotes acho que ele não se deu muito bem e está com a barriga inchada, fica com o corpinho quente e não defeca bem.
    O que fazer ? Existe algum laxante que eu possa dar ?

    ResponderExcluir
  20. Queria saber q tipo de doença q da em suínos q a parte traseira não consegue andar

    ResponderExcluir
  21. Tenho um casal de garnisé, vivo numa área urbana, não posso criar muitos animais, a minha garnisé está constantemente choca pois é a única femea, eu não queria ver ela choca, existe solução? eles vivem soltos no quintal o Galinho não dá sossego p/ ela.
    Preciso de ajuda

    ResponderExcluir