quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Cuidados com o avanço da idade em cães

INTRODUÇÃO
A idade adulta e a velhice no cão diferem de raça para raça, em geral as raças de pequeno porte vivem mais que as de grande porte, mas a idade que o cão atingirá também depende da criação e dos cuidados que recebeu durante a vida que dura entre dez e quinze anos em média.
Como acontece com os humanos, o pêlo pode ficar esbranquiçado com a idade e a pele mais frágil e flexível. Sendo assim, o dono deve ter cuidado para evitar ferimentos no animal, pois nesta idade a recuperação do organismo também é mais lenta e há uma diminuição no funcionamento do sistema imunológico, o que pode tornar perigosa uma inflamação. Existem alguns problemas de saúde típicos da idade avançada como a osteoporose, perda relativa da visão e do olfato. Além destas existem outros problemas fisiológicos e de comportamento dos quais trataremos.
Dentre os problemas fisiológicos estão os cardíacos. Pode haver dilatação do coração ou problemas nas válvulas cardíacas. Pode ocorrer também a insuficiência renal crônica quando há perda de 75% dos néfrons dos rins. Este é um problema sério e deve ser tratado o quanto antes. Pode ocorrer acúmulo de tártaro nos dentes o que pode levar a infecções nas gengivas, mau-hálito e perda de dentes se não for retirado. Pode ocorrer também a "prisão de ventre", mas este problema tende a ser evitado por uma alimentação adequada.
Outros problemas, apesar de aparecerem em todas as idades, se tornam mais freqüentes no cão idoso como dermatites, problemas de visão e aparecimento de tumores benignos e de câncer.
MUDANÇAS NO PÊLO E PELE
O cão idoso pode apresentar gradual embranquecimento dos pêlos, principalmente no focinho e ao redor dos olhos. Seu pêlo pode se tornar mais fino e sem brilho, ainda que isto também possa ser sintoma de doença ou deficiências nutricionais.
A pele dos cães mais idosos torna-se mais fina, menos elástica e mais propensa a ferimentos. Alguns cães podem também desenvolver múltiplos tumores benignos de pele (ou verrugas) que não devem ser removidos antes de uma avaliação clínica.
DECRÉSCIMO NA MOBILIDADE
A artrite tem uma ocorrência bastante comum em cães idosos, especialmente em cães de grande porte ou em cães com um espaço maior entre as patas dianteiras e traseiras, como os Dachshunds e Bassets, raças com tendência a doenças intervertebrais (do IV disco). Cães que tiveram acidentes ou algum problema em suas articulações quando jovens também tem tendência a desenvolver artrite quando envelhecem. Assim como nos humanos, a artrite pode causar apenas um pequeno enrijecimento ou se tornar uma limitação debilitante e terrivelmente dolorosa. Os cães podem ter dificuldades em subir ou descer escadas, pular para dentro do carro ou mesmo erguerem-se rapidamente quando acordam.
DECRÉSCIMO NO SISTEMA IMUNOLÓGICO
Outra decorrência do envelhecimento: o sistema imunológico já não funciona de modo eficiente e o cão idoso está mais sujeito a desenvolver doenças infecciosas e, nestes casos, a infecção se apresenta com mais gravidade do que num cão jovem. É importante manter seu velho amigo com todas as vacinas em dia. Infestações de pulgas, carrapatos e vermes devem ser imediatamente combatidas.
DIMINUIÇÃO DA FUNÇÃO CARDÍACA
À medida que o coração de seu amigo canino envelhece, ele perde um pouco de sua eficiência e deixa de ser capaz de bombear a quantidade de sangue necessária (num certo intervalo de tempo). As válvulas do coração perdem um pouco de sua elasticidade e isto também contribui para uma diminuição de sua eficiência de bombeamento. A válvula mitral é a que está mais comumente envolvida nestes quadros, especialmente entre as raças pequenas. Alguma mudança na função cardíaca é normal. Entretanto, as mudanças mais severas podem ocorrer em cães que tiveram algum problema cardíaco quando jovens, apresentam algum problema congênito ou, como nos humanos, quando estão muito acima do peso adequado. Exames para um diagnóstico correto devem ser feitos.
DIMINUIÇÃO DA FUNÇÃO PULMONAR
Os pulmões também perdem sua elasticidade durante o processo de envelhecimento e a capacidade de oxigenar o sangue também pode estar diminuída. Alguns problemas cardíacos podem fazer refluir líquidos para os pulmões que, gradualmente, ocupam o espaço do ar tornando o cão ofegante e facilmente cansável. Cães idosos também tem mais tendência a terem infecções respiratórias.
DIMINUIÇÃO DA FUNÇÃO RENAL
Com a idade, os animais correm um maior risco de doenças renais. Isto pode ser devido a mudanças no próprio rim ou como resultado da disfunção de outros órgãos, como o coração - que se não estiver funcionando direito, diminuirá o fluxo sanguíneo ao rim. A função renal pode ser medida através de exames bioquímicos no sangue e análise de urina. Estes testes podem identificar problemas antes que sintomas físicos os denunciem. O mais freqüente sinal de doença renal que pode ser observado pelos donos é o aumento marcado no consumo de água e na eliminação de urina, mas isso geralmente não ocorre até mais ou menos 70% da função renal estar perdida.
DIMINUIÇÃO DA FUNÇÃO DO FÍGADO
Apesar de o fígado ser um órgão incrível e único na sua capacidade de regeneração, envelhece do mesmo modo que os demais órgãos do corpo. Sua habilidade de desintoxicar o sangue e de produzir numerosas enzimas e proteínas diminui com a idade.
Algumas vezes as enzimas podem estar aumentadas de forma anormal num animal aparentemente normal e saudável. Outras vezes num animal com doença hepática aparente, a análise das enzimas acusa um resultado normal. Isto, naturalmente, dificulta bastante a interpretação destes testes.
E porque o fígado metaboliza muitos medicamentos e anestésicos, a dose destas drogas deve ser diminuída se a função hepática já não está mais normal. Testes pré-anestésicos devem ser realizados para evitarem problemas potenciais em caso da necessidade de alguma cirurgia.
MUDANÇAS NA FUNÇÃO GLANDULAR
Algumas glândulas tendem a produzir menos hormônios à medida que envelhecem, outras, ao contrário, tendem a produzir mais. Problemas hormonais são comuns em cães idosos, e a propensão de criarem problemas está, com freqüência, relacionada com a raça e/ou a linhagem. Os Golden Retrievers, por exemplo, tem uma tendência muito grande a desenvolverem hipotireoidismo. Exames de sangue auxiliam a diagnosticar tais doenças.
ALARGAMENTO DA PRÓSTATA
O homem e o cachorro são os únicos animais a possuírem próstata. Quando um macho, que não foi castrado, chega aos 8 anos de idade, ele tem 80% de chances de desenvolver doenças da próstata, mas estas raramente são cancerosas. Na maioria dos casos a próstata apenas alarga-se. O alargamento da próstata, entretanto, pode causar problemas para urinar ou defecar. Cães machos idosos, especialmente os não-castrados, deveriam ter sua glândula checada regularmente.
MUDANÇAS NAS GLÂNDULAS MAMÁRIAS
As fêmeas podem desenvolver algum enrijecimento das glândulas mamárias, com a idade, devido à infiltração de tecido fibroso. Neoplasia mamária, em fêmeas não-castradas, é bastante comum, tanto quanto nos humanos. Isso acontece a tal ponto que o câncer de mama é o tumor mais comum da fêmea idosa e também o mais maligno. As fêmeas idosas devem ter suas mamas checadas pelo veterinário regularmente e também por seus donos: basta virá-las de barriga para cima e apalpar suavemente cada mama, em busca de nódulos duros, verrugas ou outras alterações.
MEDULA SUBSTITUÍDA POR GORDURA
Os cães idosos têm tendência de acumularem mais gordura. Esta gordura também se infiltra na medula, que é a responsável por criar as células vermelhas no sangue (que são as células que carregam e distribuem o oxigênio no organismo), as células brancas (que combatem as infecções, etc.) e as plaquetas (que auxiliam a coagulação). Se a medula é substituída por gordura de modo exagerado, o cão pode tornar-se anêmico. Esta é uma das razões pelas quais é recomendado que os cães façam um exame completo de sangue como parte de seu check-up anual.

(fonte: Jornada do conhecimento Tecsa - Tecsa diagnóstico pet - www.tecsa.com.br)

7 comentários:

  1. boa tarde dr.Roberto
    por favor me ajude!
    Tenho um labrador de 1 ano e quatro meses, tomou todas as vacinas possíveis, todas importadas, e na clínica veterinária, pois bem!
    Em uma determinada noite acordei com ele ao meu lado com muita falta de ar e com a língua pra fora! Dei água em abundância, isso se repetiu por três noites seguidas, achei meio normal achando se tratar de calor! Depois disso parou de fazer coco, ficava ofegante a todo tempo, inquieta entrava no meio das minhas pernas como se com medo de alguma coisa, quando estava deitada ao se levantar dava uns gritos de dor, como se algo fisgadas assim, imediatamente levei no Vet. Foi me passado varias possibilidades, como está perto do cio falaram que poderia ser esta a causa, as tetas dela ao serem apertadas saia sangue em pequena quantidade, talvez uma gravidez psicológica, uma dor de barriga, e por aí vai.
    O fato é que fizemos: exame de sangue ( perfeito )
    Apertou todos os ossos, ( todos no lugar ), medicamos para dor e levei pra casa, durante a noite o quadro se repetiu, só que pior! As patas trazeiras não mais as respondia, e precisei levar ao vet. Rápido.
    Chegando lá fez exame de raio X e vimos que ela estava muito mal, o vet, falou que era líquido nos pulmões, pela radiografia, uma pneumonia quem sabe! O fato que no raio X via o coração e o pulmão não muito definidos, encoberto por uma massa branca!
    Até onde pesquisei os líquidos ou a pneumonia vários fatores pode ter acont.
    Mas o que me deixa loco é as patas trazeiras que não mais responde,
    Após os fatos ela perdeu muito peso, não quer comer nada. Ela ficou internada para tomar medicamentos para este fim.
    Mas o negocio das patas isso sim me deixa loco! O vet. Falou que pode ser fatores nereológicos mas eu queria uma segunda opção!
    Me desculpa se não expliquei direito, mas gostaria que o senhor, diante dos fatos me desse sua opinião.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Olá Dr. ROberto!

    Sou Alex, e moro em Jardim-MS

    tenho uma Daschund de 9 anos.............e
    ultimamente ela começou a apresentar sintomas de dor no pescoço, pois quando a tocamos naquela parte ela grita muito. O quadro piorou um pouco, mesmo se alimentando, as dores aumentaram pelo jeito..... e ela não se mexe muito, tendo dificuldades para levantar o pescoço e treme quando ela força. Quando dói, ela GRITA MUIIIIIITTO

    Aí vem o problema.........moramos numa cidade pequena do interior de Mato Grosso do Sul, os veterinários aqui são acéfalos(me desculpe o termo), já perdi um outro "Cofap" por imperícia veterinária, depois de muitos diagnósticos sem frutos.......... que tive que levar 250 Km daqui na capital, só que chegando lá, era tarde...........sacrificamos o Amigo.

    O mesmo cão que está com dores , há 2 anos apresentava dores na região abdominal, levamos para o veterinário e ele diagnosticou Cinomose. Quase morri ao saber, sabendo da gravidade da doença. Ele receitou várias injeções que aplicamos................MUITAS MESMO. Só que o quadro não melhorava, e começei a notar que ela sentia dificuldade de defecar.............sem saber o que fazer e desacreditado no médico, dei um Lacto Purga...........pronto, no outro dia a cadela defecou e parou com as dores.

    Já levei ela aqui na cidade, no "melhor" veterinário, e disseram que era cinomose ( o que eu duvido, pois já vi cães com cinomose, e o quadro é Trash) só que sempre compramos vacina importada para todos nossos cães, desde o nascimento até hoje.


    E AGORA??? será que tem como comprar algum medicamento para que possamos ir aliviando a dor da cachorra? pois vai demorar algum tempo (devido ao trabalho e $$$$$ ) até que eu possa leva-la de novo a Campo Grande numa clínica especializada.

    desde já agradeço qualquer tipo de ajuda, pois nossa preta linda está sofrendo...............



    PS:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também já tive um cachorro que pegou Cinomose , ele começou andar torto não conseguia ficar de pé, e parecia que estava ficando loco, a orelha caiu de lado . Levei ao veterinario e eles falaram que era infecção de ouvido, e nos passou um remedio pra dar pra ele, mais não estava adiantando , levamos ele numa sexta-feira quando foi na terça-feira ele morreu :( .Minha tia também teve uma cachorrinha de meses que pegou a mesma doença só que os sintomas foi diferente ela começou a soltar espuma pela boca, fica tremendo, tava parando de andar etc... minha tia levou no veterinario fez de tudo só que ela também não aguentou acabou morrendo. Cinomose tem cura mais é muito dificil , e quando o cachorro consegue ele fica com algumas seguelas! boa sorte ae com sua cachorra.

      Excluir
  3. olá Dr.Roberto,meu nome é Cristiane e mor em SC,tenho um maltês com quase 12 anos que apresenta o seguinte quadro, fezes líquidas e gazes, foram feitos exames de sangue e não deu nada fora do normal, ele tem todas as vacinas e está vermifugado,e só comia ração Hills e palitos com probiótico, a veterinária me disse que pode ser um síndrome de má absorção e indicou uma ração Gastro Intestinal da RoyalCanin, nos primeiros dias até melhorou um pouco o quadro mas voltou a diarréia, já conversei com outros veterinários mas ninguém sabe me dizer com certeza o que seja.

    ResponderExcluir
  4. OLÁ.
    TENHO UM CANE CORSO,AGORA COM 7 MESES…O RECEBI COM 50 DIAS,DESDE O PRIMEIRO DIA COM DIARREIA,NA PRIMEIRA SEMANA PENSEI QUE FOSSO POR CONTA DA VIAJEM,JÁ QUE VEIO DO INTERIOR OU POR CAUSA DA TROCA DE RAÇÃO…COM POUCO MAIS DE 60 DIAS O LEVEI PARA UMA CONSULTA NO VET..FUI ORIENTADO A TROCAR POR UMA RAÇÃO SUPER PREMIO.
    UMA SEMANA DEPOIS A DIARREIA PERSISTIU,VOLTEI AO VET,QUE PEDIU EXAMES DE FEZES E SANGUE,FOI DETECTADO GIARDIA,QUE FOI MEDICADO,EM OUTRO EXAME NÃO FOI ENCONTRADO MAIS A GIARDIA,PORÉM A DIARREIA NÃO SESSOU.
    MAS,UMA BATERIA DE EXAMES,FEZES,SANGUE E ULTRA SONOGRAFIA….E NADA…..
    ESTA DIARREIA FOI AUMENTANDO,DEBILITANDO O FILHOTE DE UM DIA PARA O OUTRO QUE CHEGOU A NÃO TER FORÇAS PARA FICAR DE PÉ….LEVADO AS PRESSAS PARA O PRONTO ATENDIMENTO ONDE FICOU INTERNADO POR 3 DIAS..RECEBEU ALTA,AGORA MAIS FORTE,UMA SEMANA DE DIETA COM ID LATA E ID RAÇÃO….AS FEZES MELHOROU,PORÉM DEVIDO AO GRANDE VALOR DESTE ALIMENTAÇÃO TIVE QUE TROCA-LA POR UMA MAIS EM CONTA…OPTEI PELA SUPER PREMIO DA PREMIER.
    AGORA COM 7 MESES DAS TRÊS VEZES QUE FAZ COCÔ UMA É LIQUIDA.
    JÁ GASTEI ATÉ OQUE NÃO PODIA COM COM CONSULTAS,EXAMES E INTERNAÇÕES....
    (DESDE PEQUENO COME AS FEZES) PRECISAMOS FICAR MONITORANDO E PERCEBER QUANTO FAZ SUAS NECESSIDADES E CORRER PARA RECOLHER…É UMA VERDADEIRA DISPUTA ..RSRSR , PODE ME AJUDAR?
    ATT. MARCOS PROPRIETÁRIO DO ZEUS UM LINDO CANE CORSO.

    ResponderExcluir
  5. ola
    boa noite
    estou com uma cachorrinha que esta ja a um dia sem urinar e defecar, apresentou um ataque de convulsão, porém esta se alimentando direito..
    me ajude por favor...
    agradeço
    obg
    meu e-mail: joicesantosc@hotmail.com ou
    joicesc1409@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Meu gatinho esta andando cambaleando, mal consegue ficar em pé o que pode ser? Me ajude quero muito salvar a vida dele

    ResponderExcluir