quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Nutrição Animal

A nutrição Veterinária é a ciência que tem por objetivo descobrir nutrientes essenciais e as suas respectivas funções, em doses benéficas para o animal, em função das quantidades ingeridas. A nutrição é uma ciência dinâmica e sendo assim, em cada ano são introduzidos novos alimentos, novas fórmulas nutricionais que, além dos nutrientes essenciais para a manutenção de um organismo saudável, incorporam elementos naturais para prevenir certos riscos de doenças e proteger o organismo.
Em 30 anos, os alimentos preparados pelos grandes fabricantes de alimentos para animais de companhia fizeram evoluir positivamente a saúde dos nossos cães e gatos. Calcula-se que em 15 anos, os cães tenham ganhado sensivelmente 3 anos em esperança de vida.
Atualmente é possível formular os alimentos em função de necessidades bem definidas, de carências bem identificadas que é preciso combater e de especificidades raciais descobertas a par e passo com os progressos de investigação.
Tanto os cientistas quanto as grandes marcas de alimentos comerciais já reconheceram que os cães devem ser alimentados de forma especifica e de acordo com a fase da vida e com o porte. No caso dos gatos, as diferenças nutricionais vão além da idade, chegando ao modo de vida, raça (maine coon, siamês, persa, etc), sensibilidades e condição sexual.
Impulsionado pela pesquisa veterinária específica, o conceito de nutrição, ou seja, construção, manutenção do organismo e fornecimento de energia, evoluiu para interagir progressivamente dimensões preventivas e, em determinadas condições, terapêuticas. É o nascimento da nutrição-saúde.
A nutrição possui 4 objetivos básico:
I – Desenvolvimento corporal e manutenção: Aminoácidos, minerais, vitaminas e ácidos graxos respondem as necessidades nutricionais básicas para o desenvolvimento e manutenção do organismo.
II – Demanda protéica: Lipídeos e carboidratos são as principais fontes energéticas para cães. Os gatos também são dependentes de proteínas para seu metabolismo energético.
III – Nutrição e Prevenção: Alguns nutrientes são incorporados nos alimentos (antioxidantes, prebióticos, fibras, ácidos graxos essenciais, etc) de forma a prevenir os riscos, como por exemplo no caso de doença renal, distúrbios digestivos ou envelhecimento.
IV – Nutrição e Tratamento: Certos nutrientes são adicionados em maiores quantidades, enquanto que ouros são limitados nos alimentos, de forma a suportar o processo terapêutico ou de convalescença, auxiliando na recuperação de animais enfermos.
Preparar um alimento equilibrado é como montar um quebra cabeças complexo, constituído por cerca de 50 peças, cada uma representando um nutriente indispensável ao animal. O equilibrio ideal é obtido ao jogar com a complementaridade dos ingredientes que, em proporções adequadas, representam cada um uma parte maior ou menor deste quebra cabeças.
Fonte: tudo que você deve saber sobre o papel dos nutrientes na saúde de cães e gatos. Royal canin

Nenhum comentário:

Postar um comentário