sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Dando continuidade a nutrição animal (cães e gatos)

Um cão não é um homem e o gato não é um cão pequeno!!!
Diferenças fundamentais em termo de fisiologia e de regime alimentar fazem com que cada uma das espécies possua necessidades nutricionais específicas. Além disso, não se alimenta da mesma forma um cão de raça pequena e um cão de raça gigante, nem um gato persa e um siamês! Portanto, é necessário por de lado os nossos reflexos antropomórficos, que são prejudiciais à saúde dos nossos animais.
As diferenças fisiológicas entre homens, cães e gatos não são pequenas: os cães podem ter entre 30 e 100 vezes mais células para o olfato que o homem, assim como o gato pode ter entre 10 e 35 vezes mais, porém não possuem um paladar muito apurado, sentindo os cães 5 vezes MENOS o sabor dos alimentos enquanto os gato podem sentir até 18 vezes MENOS.
Homes possuem 32 dentes, realizam uma mastigação prolongada e são onívoros, cães possuem 42 dentes, mastigação curta e são semi-carnívoros, enquanto os gatos possuem 30 dentes, não realizam mastigação e são carnívoros. Vamos portanto, conhecer as diferenças entre cães e gatos:
Cães: Não possuem enzimas para a digestão na saliva, o estomago pode comportar um grande volume (até 8 litros em um cão gigante adaptado a alimentações volumosas), a acidez do estomago é bem mais elevada que a dos homens (consegue digerir um osso), o comprimento do intestino delgado varia entre 2 e 6 m, de acordo com o tamanho do cão e o transito do alimento no intestino delgado é de 2 horas apenas e apesar de possuir um intestino grosso muito curto (20 a 80 cm), é nesse órgão que ocorre a fermentação dos alimentos não digeridos.
Gatos: Não possuem enzimas para a digestão na saliva, ao contrário do cão, o gato realiza várias pequenas refeições ao longo dos dias, seu estomago assim como o do cão, possui 6 vezes mas ácido clorídrico do que o do homem, o intestino delgado está bem adaptado para digerir proteínas e gordura, sendo menos eficiente na digestão do amido presente nos cereais, apesar de possuir um intestino grosso muito curto (20 a 40 cm) o transito dos alimento demora pelo menos 20 horas, já que é nesse órgão que ocorre a fermentação dos alimentos não digeridos.
No próximo post falaremos sobre os carboidratos!

10 comentários:

  1. Sr Veterinário,vou 7 dias para fora em trabalho,não queria deixar meu gato num hotel,pois ele tem fobia em sair de casa,também não conheço absolutamente ningúem para o visitar, a minha pergunta é se o posso deixar sozinho em casa,com bastante comida e bebida?obrigada,podia responder por favor para christie@iol.pt.

    ResponderExcluir
  2. Olá Doutor Roberto, ganhei um mini pinscher de aniversário (07/05) e logo na primeira semana que ele passou comigo já notei uma tosse estranha. Ele havia recebido a primeira dose de vacina no dia 08 de maio e notei a tosse dia 13. No mesmo dia notei que seus olhos tinham muita secreção. Levei-o para o veterinário, que indicou exame de sangue e deu Erlichia.

    Começamos então no dia seguinte um forte tratamento com aplicações de três injeções por dia, dia sim, dia não, durante dez dias. As injeções tinham tetraciclina, Oxiclina e vitaminas. O médico escolhei aplicar injeções pela idade do cachorro. Quando as injeções terminaram Nino estava bem, não tossia mais e os olhos estavam limpos.

    Ainda assim o médico recomendou o tratamento oral, por Doxilina, para combater de maneira mais eficaz a bactéria. Demos um espaço de uma semana para começar o tratamento, até porquê ele precisava tomar a segunda vacina e a segunda dose do remédio de verme. NEsse tempo, Nino voltou a tossir, o olho voltou a ter secreção e ele começou a apresentar um tique na mandíbula, fazendo movimento de mastigação.

    Começou fazendo o movimento repetitivo dormindo, depois acordado, com intervalos e depois não parou mais. Levei ele a outro veterinário, que apostou em Cinomose. Fizemos exame de sangue e não deu virus, mas apresentou baixa de lifócitos, o que parece ser indicativo da doença.

    A questão aqui é a seguinte, apesar disso tudo, Nino está comendo, bebendo água, feses e urina normais, brinca o dia todo, dorme tranquilo à noite, é carinhoso, reconhece os donos, cheira bem, está com as patas hidratadas, não tem corrimento no nariz, nem vomitos, nem convulsões, nem apresentou febre em momento nenhum, só tosse, remelas (poucas) e o tique (esse quadro é o mesmo há oito dias).

    Posso imaginar que ele está bem (continuamos observando e com o tratamento de doxilina, que ele toma após o omeprazol). Será que a cinomose passou por ele e agora ele tem só uma sequela? Será que ele está resistindo ao tratamento de erlichia? Será que esse tique é da Erlichia? Eu posso esperar que o tique passe? Preciso de uma terceira opinião,pois a médica atual dele só diz para gente esperar e continuar alimentando ele bem e dando a doxilina. Me ajude, me dê uma luz. Nino é o amor da minha vida.

    ResponderExcluir
  3. Meu gato teve uma infecção no olho. um veterinario receitou colirio ucb o inchasso melhorou so que deu uma camada de uma membrana esbranquiçada em todo o olho impedindo sua visão, o que pode ser?Meu gato teve uma infecção no olho. um veterinario receitou colirio ucb o inchasso melhorou so que deu uma camada de uma membrana esbranquiçada em todo o olho impedindo sua visão, o que pode ser?

    ResponderExcluir
  4. Não sei se entende muito de animais exóticos mas de qualquer das maneiras poderia-me dar um opinião?
    Boa noite,
    Peço desculpa desde já pelo incómodo mas tenho entre mãos uma situação complicada!
    Eu tenho um porquinho da índia que ainda não consegui determinar se é macho ou fêmea mas pela informação que me é dada online penso ser macho. No entanto, quando cheguei à gaiola para lhe dar ração, havia sangue na areia e na sua manta. Naturalmente tentei averiguar se havia alguma ferida ou qualquer coisa do genero e não apenas constatei que agora tinha duas mamas ( as últimas) dilatadas. As outras nem se vêm mas aquelas estão pretas e pontiagudas...
    Não sei se pode ajudar ou se já lhe aconteceu alguma coisa do genero mas agradecia qualquer ajuda que me possa dar

    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  5. olá dotor, meu nome é Alex, e estou desesperado... Há 2 dias nasceram 3 gatinhos na primeira cria da minha gata. Um nasceu morto, fiquei muito triste mas tudo bem.

    E outro sempre anda se empurrando com as patas trazeiras e as patinhas dianteiras ficam pra trás, (eu até coloquei as patinhas no modo normal mas ele volta) Não sei o que fazer. Um tem as patas normais e até tenta andar. já esse não! O que eu devo fazer. Me ajude por favor.

    vou te adicionar no meu msn, talves dê pra falar melhor. Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  6. Olá doutor, eu tenho uma labradora de 2 anos e 8 meses. Ela come a parede, ladrilho, rótulo de garrafa pet, havaianas, osso de galinha que acha na rua, e lambe o xixi. Ultimamente ela tem vomitado a ração toda que come. Dou 250 g de manhã e 250g a noite. Além de dar de vez em quando alimentos que estamos preparando para nós, sempre sem sal, crus, como talos de couve e repolho, pedaços de cenoura, maçã, banana. Um dia dei um coco fechado pra ela brincar, e ela acabou comendo um pouco da fibra. Logo depois ela começou a vomitar. Será que o estômago dela está obstruído?

    ResponderExcluir
  7. Olá! Preciso muito de uma orientação. Veja: meu filho quer um hamster. Nos sites leio que não é preciso dar nada de vacina e outros. Noutros lugares, ouve-se que é preciso somente vermífugo. Num site, lemos que não transmite doença nenhuma. Em outro, dizem que pode transmitir salmonella, leptospirose, raiva, e outros, até tênia. Mesmo criados para venda em lugar confiável... qual a garantia, não é? E quem conheceria o lugar, de fato, para saber a resposta. Preciso saber quais os procedimentos que garantam saúde perfeita para meu filho, como dono de hamster. O vermífugo... mata a tênia??? Se não há vacina no mercado para as outras doenças, acaso não seria possível aplicar uma dose minimíssima de vacinas antirábica e anti-"tudo aquilo" de frasco de outro animal... descartando-se o restante??? Estas doenças todas são causadas por bactérias!! Preciso de orientação, pois desejo q o bichinho de meu filho seja 100% seguro MESMO!! Nem que seja "dando um jeitinho". Trata-se de "hamster chinês". Tb, seria possível orientar-nos sobre um lugar de Curitiba que os crie com total responsabilidade? Para mim, hamster não é brinquedo que se compre e pronto final!! Desejo, realmente, saber, por fim, como de fato proceder. Muitíssimo obrigada pela atenção!! Paz e sucesso! Aguardo resposta, ansiosamente.

    ResponderExcluir
  8. doutor,tem uma cachorra adulta que esta com cinomose,fase neurologica,estou tratando com organoneurocerebral,arovit comp.,sulfato ferroso,trissulfim,mas ela ainda não come sozinha,nem esta andando,agora a barriga começou a ficar amarela,oque pode ser??tem algum outro medicamento que eu poderia dar?tenho mais nove cães,alguns aprentando sintomas iniciais de cinomose,ja dei cinoglobulin,tem mais algum outro medicamento que eu possa dar??obrigada

    ResponderExcluir
  9. Olá doutor! Minha cadelinha engoliu um osso de galinha e desde então mudou totalmente o comportamento,se comer algo sólido ela vomita, estar desnutrina, ela só come se eu passar o alimentos no liquidificador e Dar a ela na seringa, ela estar Triste Não Brinca e estar com uns gritos estranhos, passa todo tempo deitada será que o osso estar preso dentro dela?

    ResponderExcluir
  10. Olá doutor! Minha cadelinha engoliu um osso de galinha e desde então mudou totalmente o comportamento,se comer algo sólido ela vomita, estar desnutrina, ela só come se eu passar o alimentos no liquidificador e Dar a ela na seringa, ela estar Triste Não Brinca e estar com uns gritos estranhos, passa todo tempo deitada será que o osso estar preso dentro dela?

    ResponderExcluir